A nova indústria de produção de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) poderá gerar investimentos de mais de 22 mil milhões de euros em Espanha, gerar 270 mil empregos diretos e indiretos e contribuir com 56 mil milhões de euros para o PIB até 2050.
A Cepsa, a Iberia, a Iberia Express, a Vueling e a BIOCIRC (Associação Espanhola de Biocircularidade) apresentaram hoje um relatório com 16 medidas económicas, regulatórias e de colaboração público-privada para impulsionar a produção e o consumo de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) - uma alternativa que nos permite reduzir o impacto ambiental do setor aéreo, reduzindo as emissões de CO2 - posicionar a Espanha como líder europeu nesta nova tecnologia e no turismo sustentável.
As condições disponíveis em Espanha para a produção de SAF representam uma grande oportunidade para a economia nacional. Por este motivo, as quatro entidades propõem fazer do desenvolvimento do SAF um projeto de país, posicionando Espanha como um hub europeu e colocando-a na vanguarda do turismo sustentável e da transição energética.
O relatório 'Como tornar a Espanha o líder europeu das FAE? Roteiro para acelerar a descarbonização do transporte aéreo' lembra que a nova indústria para produzir este combustível sustentável exigirá um investimento de 22 mil milhões de euros para a construção de instalações e a geração de 270 mil empregos diretos, indiretos e induzidos até 2050. O desenvolvimento de esta indústria poderia, portanto, ter um impacto de 13.000 milhões de euros no PIB espanhol apenas devido à construção das fábricas, às quais seriam acrescentados 42.851 milhões de euros para o funcionamento destas até 2050 (além do investimento e dos empregos correspondente a esta fase).
O relatório destaca a necessidade de estabelecer um quadro regulamentar que proporcione segurança aos agentes envolvidos, permitindo-lhes investir com confiança nesta indústria emergente. Destaca-se também a importância de assumir conjuntamente os investimentos necessários e o aumento de custos para que o SAF seja uma solução sustentável e viável no curto prazo, uma vez que o seu preço é entre 3 a 5 vezes superior ao do querosene de origem fóssil.
Da mesma forma, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a sua produção, bem como a implantação de instalações industriais com capacidade adequada para satisfazer a procura de SAF, é essencial para aproveitar o potencial da matéria-prima existente no território nacional. O estudo aponta que, embora a capacidade anunciada de produção de SAF com a tecnologia atualmente mais utilizada, HEFA, pudesse cobrir as necessidades de 2030, estaria longe de atender à demanda de 2040 e às necessidades de combustíveis sintéticos e-SAF (obtidos de hidrogênio verde).
Para garantir a independência energética e a descarbonização do sector aéreo em Espanha e o acesso aos combustíveis de aviação até 2050, seria necessária a construção de 3 fábricas de biocombustíveis HEFA, 5 fábricas de combustíveis sintéticos e, pelo menos, 24 fábricas de biocombustíveis SAF AtJ (Álcool). Jet) e FT (Fischer Tropsch). O relatório destaca ainda a importância de localizar as unidades de produção de SAF próximas das matérias-primas, contribuindo não só para a descarbonização da economia mas também para o desenvolvimento social e económico do território rural. Portanto, é fundamental estabelecer um marco legal que facilite os investimentos necessários, além de incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de SAF, fundamentais para alcançar os objetivos para além de 2030.
Para Maarten Wetselaar, CEO da Cepsa, “o desenvolvimento do SAF é a principal alavanca para a descarbonização do sector aéreo, mas ao mesmo tempo pode gerar uma nova indústria espanhola que promova o crescimento económico, a criação de emprego e uma maior independência energética. Na Cepsa temos o prazer de nos juntarmos à Iberia, Iberia Express, Vueling e BIOCIRC para propor conjuntamente medidas que façam de Espanha um centro europeu de SAF e uma referência para a mobilidade aérea sustentável. Há uma corrida global para se posicionar neste novo mercado, por isso devemos acelerar a implementação de todas as medidas necessárias para que Espanha não perca esta oportunidade”.
Marco Sansavini, presidente e CEO da Iberia, destaca que “não devemos perder esta grande oportunidade para o país. Apelamos ao governo central e ao resto das administrações públicas para que unam forças numa estratégia nacional de SAF. Acreditamos que é altura de o Governo implementar uma boa política de incentivos, tal como já fez com sucesso com o hidrogénio verde. Estamos perante a oportunidade perfeita para promover a reindustrialização de Espanha, criar empregos e riqueza e descarbonizar um setor tão difícil como a aviação”.
Carolina Martinoli, presidente e CEO da Vueling, por sua vez, destaca “Devemos valorizar o papel que a indústria da aviação tem na conectividade, integração e acessibilidade a múltiplos destinos; além da sua contribuição social e do seu impacto na economia e no emprego. Portanto, o SAF é uma ferramenta fundamental na descarbonização deste setor. Mas precisamos de incentivos para criar um ambiente mais competitivo que permita escalar a produção e reduzir custos”.
Margarita de Gregorio, CEO da BIOCIRC, conclui que “a mensagem que enviamos hoje é inequívoca: a Espanha pode ser líder na produção de SAF. Os ambiciosos objetivos europeus da REFuelEU Aviation abrem uma janela de oportunidade a um país como o nosso, com tantos recursos renováveis (tanto biomassa como energia) para fabricar SAF nos nossos territórios e grande capacidade técnico-científica e industrial. O valor acrescentado não poderia ser mais estratégico, pois permitir-nos-á industrializar, substituir os combustíveis fósseis da aviação por renováveis e enfrentar o desafio demográfico. E também inclusivo, uma vez que podem participar todos os agentes envolvidos na cadeia de valor, desde os sectores primário e secundário, aos agentes públicos e privados, e a todos os níveis: nacional, regional, regional e local. Precisamos urgentemente de um quadro estratégico para o país que estabeleça o cenário regulatório, político e de incentivos que facilite a viabilidade dos projetos. Não estamos falando do futuro, mas do presente mais imediato”.
O relatório destaca a importância de coordenar acordos entre os diferentes agentes que compõem a cadeia de valor, incluindo as administrações públicas, para garantir o desenvolvimento sustentável desta indústria. Por isso, apela à racionalização de licenças e autorizações, ao desenvolvimento de infra-estruturas aeroportuárias, bem como ao estabelecimento de um mecanismo europeu para a rastreabilidade dos SAF. São também mencionadas as dificuldades de acesso aos diferentes tipos de resíduos que são utilizados como matéria-prima necessária, devido à sua elevada dispersão, e a falta de um órgão centralizado que facilite a sua gestão, bem como a ausência de incentivos ou obrigações que apoiar este esforço.
Fundo de mais de 300 milhões de euros para impulsionar consumo de SAF
Entre as medidas propostas destaca-se a criação de um fundo anual de mais de 300 milhões de euros para financiar o desenvolvimento de unidades de produção e incentivar o seu consumo, utilizando as receitas obtidas pelo Estado através dos leilões de direitos de emissão.
O relatório prevê que, com o roteiro atual, a incorporação da SAF em Espanha implicará um custo extra de 5.045 milhões de euros em 2040, aumentando progressivamente entre 68 milhões em 2025 e 678 milhões em 2030. Se este custo adicional não for evitado através de medidas tal como o roteiro apresentado, teria de ser assumido pelo setor da aviação e pelos consumidores finais. Em Espanha, um terço dos Fundos NextGen (mais de 70 mil milhões de euros) foram atribuídos ao “Green Deal”, no entanto, não há nenhuma dotação atribuída à descarbonização do sector da aviação ou da indústria SAF.
Da mesma forma, o relatório inclui um conjunto de medidas de acompanhamento que abordam o impulso ao longo de toda a cadeia de valor, a fim de estabelecer uma estratégia de apoio holística, que inclui medidas económicas, fiscais, regulamentares e transversais. Assim, as empresas que promovem o relatório pedem ao Governo um pacto nacional para a oportunidade do país que o SAF representa, que deverá materializar-se numa estratégia nacional que coloque este novo vetor energético na prioridade das políticas energéticas e industriais em Espanha.
Compromisso internacional com o SAF para acelerar a descarbonização do setor aéreo
Os novos combustíveis renováveis desempenham um papel fundamental na consecução dos objetivos definidos no pacote Fit for 55, que a Comissão Europeia estabeleceu para reduzir os gases com efeito de estufa em 55% em 2030 (em comparação com 1990) e alcançar a neutralidade climática em 2050. O pacote inclui iniciativas como a ReFuelEU Aviation, pela qual o combustível de aviação deve incorporar progressivamente o SAF, de 2% a partir do próximo ano para 70% em 2050.
A IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo, considera o SAF fundamental para que o setor cumpra os seus objetivos de sustentabilidade. Em 2016, apenas 500 voos testaram a utilização de SAF e, até 2025, espera-se que haja um milhão de voos utilizando este combustível sustentável.
O SAF permite reduzir as emissões de CO2 em até 90% em relação ao consumo do querosene convencional (considerando todo o seu ciclo de vida, da produção ao consumo). Neste sentido, segundo o relatório, estima-se que as emissões de CO2 do setor aéreo em Espanha poderiam ser reduzidas em 14 milhões de toneladas em 2050, o que potenciaria a transição energética e a economia circular, devido à utilização de resíduos que caso contrário, acabarão em aterros sanitários.
A Espanha tem opções para liderar a produção de SAF, mas outros países como a Alemanha, o Reino Unido e os Estados Unidos apostam firmemente no desenvolvimento deste novo vetor energético. Na verdade, até à data, todos eles iniciaram medidas através de incentivos económicos e regulamentares e estabeleceram objetivos de fornecimento de SAF mais ambiciosos, excedendo em muito o que está estipulado na regulamentação europeia. Espanha poderá ficar para trás num mercado que será global, razão pela qual é necessário apoio institucional para poder liderar este sector.
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