Chefs de cozinha de todo o Brasil vão se reunir na Bahia, para a terceira edição do Tempero no Forte- Festival de Cultura e Gastronomia da Praia do Forte, que vai acontecer entre os dias 27 e 30 de novembro.
O evento já faz parte do calendário baiano e tem uma programação sofisticada, com a realização de festins, saraus, aulas temáticas, cursos de capacitação para a comunidade local e palestras. Idealizado pela chef baiana Tereza Paim, este ano o Tempero no Forte vai explorar o tema: O dendê e o forte, fazendo com que os restaurantes participantes montem pratos usando um dos elementos mais marcantes da culinária e da cultura baiana.
Homenagem
Um dos grandes destaques da programação é a participação do chef português Vítor Sobral. Ele vai comandar um festim do jantar português servido com entrada, dois pratos principais e sobremesas,em homenagem aos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.
O festim acontece no dia 29 de novembro, no restaurante Terreiro Bahia, que foi eleito o melhor restaurante da Praia do Forte pelo Guia Quatro Rodas. Sobral é conhecido mundialmente por usar elementos,temperos e sabores tradicionais da culinária portuguesa em pratos modernos. Em 2006, ele foi o vencedor do primeiro Concurso Mundial de Receitas de Arroz, e hoje comanda o restaurante Terreiro do Paço, em Lisboa.
Cursos e palestras
Mais do que um evento de gastronomia, o Tempero no Forte é um movimento cultural, que vai também trabalhar com a realidade local do município de Mata de São João, a 56 km de Salvador.Palestras, cursos de capacitação para ambulantes e workshop sobre técnicas de segurança alimentar serão realizados em parceira com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Senac. A idéia é fazer do festival um meio para mudar a vida da população de Praia do Forte.
Participações especiais
Você já ouviu falar de gastronauta? Essa é a denominação que recebem os especialistas em gastronomia molecular. Quem estiver presente no Festival também vai conhecer um pouco sobre essa técnica que permite um melhor aproveitamento dos alimentos, mantendo suas propriedades, vitaminas e minerais.
Armando Pucci, considerado o único gastronauta brasileiro, vai contar o segredos da gastronomia molecular e mostrar aos participantes as principais técnicas e resultados obtidos. Outra participação especial é do especialista em etiqueta e consultor do programa Hoje em Dia, da Rede Record, Fábio Arruda. Ele vai dar uma aula sobre como se comportar à mesa e mostrar as principais gafes cometidas nas refeições.
Além da programação gastronômica, quem vier ao III Tempero no Forte vai poder acompanhar a toda a riqueza histórica da região, que abriga o Castelo Garcia D’Ávila, considerado a primeira grande edificação portuguesa construída no Brasil, exemplar único de castelo em estilo medieval da América.
O visitante que estiver na Polinésia Brasileira, como é conhecida a Praia do Forte, também poderá acompanhar o preparo artesanal da farinha de mandioca, num equipamento cultural entregue à comunidade local pela organização do Festival no ano passado. O Festival de cultura e gastronomia da Praia do Forte é uma co-realização com o Sebrae e conta também com parcerias da Associação Baiana de Supermercados (Abase) e Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte).
Serviço
www.temperonoforte.com.br
(JA)
Comentários