Os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, confirmaram que a edição que se encerrou no último dia 10 de novembro (domingo), teve um crescimento de 9% em relação ao ano passado. Outro dado relevante é com relação ao montante financeiro em negócios efetivados entre os participantes credenciados. A expectativa era alcançar os R$ 400 milhões, mas a meta foi superada e as negociações chegaram a R$ 480 milhões.
A participação do público também foi mais uma marca superada: No ano passado, houveram cerca de 15 mil pessoas circulando pelos pavilhões do Serra Park durante o Meeting e a Feira de Negócios. Para esta edição a meta era chegar em 12 mil, por conta das tragédias climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, entretanto, a marca foi superada ainda antes de começar o evento, e finalizou com mais de 15 mil participantes.
O número de destinos internacionais também cresceu, foram 40 no ano passado e chegaram a 53 nesta edição. Países de toda a América Latina estiveram em Gramado. Da Europa vieram países como Portugal, Espanha e França. E de outros continentes vieram países como África do Sul, Coreia do Sul, Nepal, Tailândia, Israel, Maldivas, Tibet, Turquia, etc. e entre as novidades estava Dubai dos Emirados Árabes, que veio pela primeira vez.
País convidado de honra
A República Dominicana foi o país Convidado de Honra desta edição do Festuris. O vice-ministro do Turismo, Roberto Henríquez, acompanhou a programação do início ao fim e se rendeu à grandiosidade do evento e aos encantos de Gramado. “Nosso país recebe milhares de turistas do Brasil. Temos aqui um mercado promissor. É minha primeira vez no Festuris e estou impressionadíssimo com o que vejo acontecer aqui. Eu não imaginava encontrar uma cidade tão bonita e um evento tão bem organizado e com uma participação de público tão qualificada. Eu nunca mais quero participar de outra feira que não seja o Festuris”, testemunhou.
Exclusivamente ao Portal Eventos, Paola Gómez, representante da República Dominicana no Brasil, falou sobre os eventos corporativos no país: "O mercado do seguimento MICE, tem crescido bastante. Trabalhamos cada vez mais para divulgar esta oferta para aquele segmento de mercado que os brasileiros não conhecem. Às vezes as pessoas associam Punta Cana, República Dominicana, estritamente a sol e praia, mas nem sempre refletimos a capacidade tanto de Punta Cana quanto de Santo Domingo em realizar grandes eventos, com salas amplas, com funcionários de hotel estritamente dedicados à organização de eventos, além dos congressos, convenções e incentivos. também temos a facilidade de ter igrejas coloniais na cidade de Santo Domingo. Temos igrejas dentro dos hotéis, em Taunda para comemorar um casamento, na praia, numa igreja colonial, dentro de um anfiteatro. Tenho diversas opções de ambientes para casamentos, o que tem crescido muito aqui no Brasil", afirma.
"Estamos em Festuris há mais de uma década. É uma das feiras imperdíveis para nós no mercado brasileiro. É a primeira vez que um destino conta com um programa de fidelidade, um programa de incentivo. A qualidade dos profissionais que visitam a Festuris é muito importante para nós, por isso tomamos muito cuidado na forma como investimos os nossos recursos, porque no final trabalhamos com dinheiro da população, então é importante fazer eventos que dêem resultado, e o Festuris sempre dá. É uma honra ser convidado, ficamos emocionados e admiramos verdadeiramente a força que o Eduardo e a Marta colocaram para que este evento acontecesse hoje e não poderíamos estar mais felizes", finaliza.
“Que grande evento. Superamos todas as nossas expectativas. Nosso estado sofreu muito neste ano, tivemos uma tragédia histórica e ainda assim nunca cogitamos não realizar o Festuris, mas entendemos que haveria um recuo nos resultados por conta de tudo que aconteceu. O retorno das operações no aeroporto foi um alento muito grande e ali passamos a acreditar que seria possível atingir a nossa meta, mas fomos além e superamos. Conseguimos entregar um Festuris grandioso e qualificado exatamente como merece o nosso estado e a nossa cidade”, comentou Marta Rossi.
40% dos expositores confirmaram presença em 2025
Nesta edição, o Festuris preparou uma área para atendimento aos expositores que investem no Festival de Turismo de Gramado e conforme a gerente comercial Andréa Oliveira, ainda durante a feira de negócios, 40% dos expositores já confirmaram presença na edição do ano que vem, que ocorre no mesmo local de 6 a 9 de novembro. Neste ano, foram montados 400 estandes, que abrigaram a exposição de 2.500 marcas privadas e públicas. Todos os estados brasileiros estiveram representados na Feira de Negócios.
Outros números importantes
O Palco de Conteúdo oferecido pelo Festuris reuniu 120 palestrantes e somou 53 horas de palestras, workshops, bate-papos e aulas shows. Além do Meeting Festuris que possui programação matinal, outros sete palcos tiveram atividades simultâneas durante a tarde, na Feira de Negócios, onde eram abordados assuntos segmentados. A economia regional teve uma movimentação financeira de R$ 72 milhões. A imprensa nacional e internacional marcou presença em peso, com mais de 400 profissionais.
O Festuris mobilizou cerca de 2.100 colaboradores. 600 deles foram contratados pela organização do evento para formação das equipes de recepção, segurança, limpeza, motoristas, controladores de tráfego, carregadores e os funcionários das três montadoras contratadas para montagem dos palcos e estandes especiais. Cerca de 1.500 profissionais atuaram para as 68 montadoras que foram contratadas pelos expositores para montagem e desmontagem dos seus estandes.
Comentários