Comercialização de roteiros turísticos movimenta Salão do Turismo

Nesta edição, além de obter informações dos destinos brasileiros e comprar uma viagem, os visitantes podem levar para casa os produtos e serviços disponíveis nos roteiros em exposição na Feira O

Nesta edição, além de obter informações dos destinos brasileiros e comprar uma viagem, os visitantes podem levar para casa os produtos e serviços disponíveis nos roteiros em exposição na Feira

O Ministério do Turismo já tem a relação dos 81 roteiros turísticos a serem apresentados no 3º Salão do Turismo  Roteiros do Brasil, que começa na próxima quarta-feira, no Anhembi, em São Paulo. É na Feira de Roteiros Turísticos que as 27 Unidades da Federação vão expor seus roteiros turísticos estruturados a partir das diretrizes do Programa de Regionalização, do Ministério do Turismo, com destaque para os 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, um resultado dos esforços empreendidos para atender a meta do Plano Nacional do Turismo (PNT) 2007-2010.

Os 81 roteiros contemplam 103 regiões turísticas e 369 municípios (363 do Brasil, 2 do Peru, 2 da Argentina e 2 do Paraguai). Dentro do Salão, na Área de Comercialização, serão ofertados, preferencialmente, esses roteiros e destinos em exposição na Feira. Por isso, o 3º Salão do Turismo é uma oportunidade para o público conhecer e, ainda, comprar pacotes de roteiros estruturados a partir das políticas adotadas pelo MTur.

Nesta edição do Salão do Turismo, o MTur reservou uma surpresa para o público: a Área de Comercialização terá espaço também para venda dos produtos e serviços ofertados nos roteiros turísticos, como meios de hospedagem, parques temáticos, entre outros. Os serviços são relacionados às 65 entidades integrantes do Conselho Nacional do Turismo.

A singularidade do Salão do Turismo faz com que mais 100 mil pessoas visitem o evento e favorece uma grande exposição na mídia nacional (R$ 3,3 milhões de retorno de mídia espontânea em 2006), tornando o Salão uma ótima oportunidade de promoção para as empresas, seus produtos e serviços. Os sete mil metros quadrados da Área de Comercialização já estão ocupados e mais de 100 empresas compraram espaço nesse módulo do evento.

Os roteiros do 3º Salão do Turismo são resultado do processo de evolução e amadurecimento do mercado turístico, dos Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação e do MTur, que ao longo dos últimos anos, adotou a roteirização como estratégica para ampliar e diversificar a oferta turística no país. Todas as Unidades da Federação foram contempladas. Na Feira, os roteiros estarão organizados por região: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Estrutura do Salão 2008 - Além da Feira de Roteiros e da Área de Comercialização, outros módulos estão previstos na estrutura do Salão do Turismo. A Vitrine Brasil é um deles: esse espaço é reservado para apresentação das manifestações artísticas, do artesanato, da gastronomia, entre outros atrativos dos roteiros em exposição na Feira. Tem também a Rodada de Negócios, onde agências e operadoras de turismo poderão se encontrar para firmar parcerias e ampliar os canais de distribuição do produto turístico receptivo. O Núcleo de Conhecimento é espaço para que estudantes, empresários, gestores e público em geral conheçam casos de sucesso e as tendências do setor. As Missões Promocionais, visita de jornalistas e operadores internacionais ao evento, é outra importante ação prevista na estrutura do Salão do Turismo. (VB)