Comitê de Hospitalidade da Copa debate decoração e voluntariado no evento

Cidade de São Paulo terá decoração oficial, mas iniciativa privada também é incentivada a contribuir; voluntários terão papel fundamental para o evento.

Comitê de Hospitalidade da Copa Comitê de Hospitalidade da Copa
Aconteceu nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro, mais um encontro do Comitê de Hospitalidade da Copa 2014, liderado pela vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão. O grupo discutiu questões sobre o programa oficial de decoração das cidades-sede e o projeto de voluntariado para a Copa do Mundo de Futebol que acontecerá no próximo ano. 

Também estavam presentes a diretora de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade vinculada à Secretaria Especial para Assuntos de Turismo), Luciane Leite, assim como outras autoridades de órgãos públicos e representantes de diversos setores da economia na cidade de São Paulo.

A decoração oficial da capital paulista para receber o evento terá banners em alguns trechos de vias públicas por onde as seleções deverão passar ao se locomover, como a Rodovia Helio Smidt - próxima ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos -, a região da Luz e a Avenida Paulista.

Como forma de estimular que a cidade e a população entrem, de fato, no clima de festa do megaevento, caberá à iniciativa privada realizar outros projetos de decoração. Entre os exemplos citados estavam a criação de material para enfeitar fachadas de hotéis, restaurantes, lojas ou adesivos com o tema da Copa para serem colados nos táxis.

Para tanto, foi solicitado que as empresas interessadas entrem em contato com a SPCopa a fim de conhecer os padrões visuais da FIFA e, posteriormente, enviar materiais com os planos decorativos a serem aprovados pela própria entidade e, também, pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).

Voluntariado na Copa

Outro ponto discutido no encontro foi o Programa Brasil Voluntário, projeto do Ministério dos Esportes em parceria com as cidades-se de que visa a participação da população no apoio e recepção de turistas na época da Copa, especialmente em lugares com grande concentração de turistas, como o entorno do estádio, aeroportos, portos, rodoviárias, atrativos turísticos, entre outros locais. O programa está sendo desenvolvido na cidade de São Paulo em parceria entre o Comitê Paulista, a SPCopa e a São Paulo Turismo.

O programa consistirá em três fases:

1) Captação de interessados pelo site (www.brasilvoluntario.gov.br) com apoio de universidades, associações de bairros e entidades a partir de dezembro de 2013;

2) Capacitação à distância (EAD) e presencial, a ser realizada em São Paulo, totalizando 120 horas de ensino. Além da capacitação, o voluntário que informou ter conhecimento de um outro idioma (inglês, francês, espanhol e italiano), fará uma entrevista para avaliação em março de 2014;

3) Capacitação presencial a partir de abril, incluindo visitas de campo às áreas de atuação do voluntário, com apoio da Universidade de Brasília (UnB) e da sede São Paulo.

A previsão é que sejam utilizados cerca de 1,5 mil voluntários nos dias de jogo.

Fonte: Assessoria