Fundado com base no ideal de convivência em harmonia com a natureza, o Club Med associa férias em lugares paradisíacos e experiências memoráveis com a atenção ao meio ambiente e à sociedade. Não é à toa que o consumo de produtos locais, o cuidado com as comunidades nas quais estão inseridos, as boas práticas internacionais de gestão ambiental, o combate ao uso de plásticos de uso único, ao desperdício alimentar e o equilíbrio ecológico são pilares fundamentais de sustentabilidade que a empresa implementa no Brasil e no mundo.
“Acreditamos que manter a harmonia entre a natureza, nossos resorts e nossos hóspedes é essencial para a promoção de férias inesquecíveis. É por isso que implementamos uma série de ações no Brasil para promover este equilíbrio e que já gerou resultados para o ambiente, para a sociedade e para nossos hóspedes”, comenta Janyck Daudet, CEO do Club Med para América do Sul.
Incentivo ao consumo local
Uma forma que a rede encontrou para incentivar o desenvolvimento econômico das regiões onde seus resorts estão inseridos, foi criando políticas internas de consumo de produtos de fornecedores locais. Atualmente, 90% dos produtos de comidas e bebidas consumidos nos Resorts Club Med no Brasil são de fornecedores nacionais.
Uma ação que fomenta essa meta é a parceria com a ONG francesa Agrisud, que contribui para o crescimento econômico e social de pequenos produtores rurais que residem próximos aos resorts Club Med espalhados ao redor do mundo. Com esta parceria, somente em 2023 nos resorts Brasil, foram beneficiadas mais de 100 famílias de pequenos produtores, servindo cerca de 40,7 toneladas de alimentos de qualidade aos hóspedes, 15% a mais que em 2022, totalizando 104 produtos diferentes.
Cuidado com a comunidade
O cuidado com a comunidade vai muito além do consumo de produtores locais. Desde maio de 2023, o Club Med encabeça o Club Med School, a escola de formação profissional dentro do resort de Lake Paradise para capacitar jovens da região de Mogi das Cruzes (SP) para trabalhar na hotelaria, com cursos gratuitos sobre a área.
Com investimento de 30 mil euros, o projeto é fruto de uma parceria entre a rede, o Senac Guarulhos e a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Em aulas teóricas e práticas nas dependências do resort, ministradas por professores do Senac e seguindo os mais elevados padrões da marca, os estudantes aprendem técnicas que os capacitam para trabalhar em diversas áreas, como: auxiliar de garçom, auxiliar de cozinha, camareira(o) e recepcionista em meios de hospedagem. Em dezembro do ano passado, o Club Med School finalizou sua segunda turma, diplomando mais de 100 estudantes nos dois ciclos de cursos. Em 2024, serão mais três turmas até dezembro, com a diplomação da primeira turma do ano já em julho.
Ainda em linha com o compromisso social da rede, em 2023, o Club Med apoiou mais de dez instituições em diversos setores, doando itens como computadores, vestuário, brinquedos, entre outros. Em continuidade a essas ações, em 2024, o Club Med organizou uma campanha em prol das comunidades afetadas pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul, resultando na doação de 4,8 toneladas de itens.
Patricia Bonetti de Souza, Gerente de Vendas MICE Club Med esteve presente na última quinta-feira (08), no Salão Nacional do Turismo de 2024, que ocorreu no Riocentro, Rio de Janeiro, e acontece até o próximo dia 11 de agosto. Na ocasião, a profissional participou de uma palestra no evento, para apresentar os projetos ESG do Club Med Brasil com foco no Social.
“Eu tenho muito orgulho de representar o Club Med Brasil no Salão Nacional do Turismo 2024 e apresentar nossos projetos ESG com foco no Social. Este é um tema muito relevante e de muita importância para a nossa empresa e para as comunidades locais onde estamos inseridos. Espero que possamos inspirar e nos unir cada vez mais para um mundo melhor”, afirma Bonetti.
Reconhecimento internacional
Atualmente 100% dos resorts do Club Med no mundo - incluindo as três unidades brasileiras - contam com o selo Green Globe, certificação internacional e independente de turismo sustentável que reconhece os estabelecimentos do setor que se comprometem a melhorar a gestão ambiental e social de suas atividades.
Para conquistar o reconhecimento, mais de 300 critérios são levados em conta, como, por exemplo, as ações para o desenvolvimento econômico e social da região anfitriã; a gestão eficaz da água e da energia; a proteção da biodiversidade; a redução de emissões de gases de efeito estufa; a proteção da qualidade do ar e gestão de ruídos; e o treinamento das equipes e conscientização dos GMs na conservação/preservação de recursos e a valorização do patrimônio cultural local.
Além do Green Globe, desde 2018, o Club Med também possui a BREEAM (ou certificação equivalente regional de onde o resort está instalado), certificação internacional e independente de construção ecológica entre as mais reconhecidas do mundo, que valoriza o projeto e a construção de diferentes tipos de edifícios. A partir deste ano, 100% dos novos resorts terão esta certificação.
Mais recentemente, a rede também se juntou à Sustainable Hospitality Alliance, um consórcio que inclui os 29 maiores grupos hoteleiros do mundo, além de hotéis menores com portfólio regional e internacional. A iniciativa visa alcançar, coletivamente, resultados mais sustentáveis na indústria hoteleira, além de proporcionar ao Club Med acesso às melhores práticas, conteúdos e ferramentas para a formação de equipes.
Bye Bye Plastic
Lançado em 2018, este projeto global tem a proposta de eliminar progressivamente o uso de plástico de uso único em bares, restaurantes e acomodações, além de promover a conscientização dos colaboradores e hóspedes. No Brasil, a meta é que até 2025, as três unidades reduzam em 50% a utilização de garrafa plástica. E os números já apontam para o impacto positivo desta ação: de 2020 a 2023, houve uma redução de cerca de 14,5 toneladas no consumo de plásticos descartáveis nas unidades brasileiras.
Combate ao desperdício alimentar
O alimento é vital e o Club Med tem consciência disso. É por isso que a empresa possui uma série de ações que visam a gestão otimizada do estoque de alimentos nos resorts, como: o ajuste preciso das quantidades de comida devido à antecipação do número de hóspedes e ao conhecimento dos gostos por nacionalidade, porções calibradas ou servidas no buffet por um cozinheiro, reabastecimento do buffet com receitas que permitem a reutilização de certas preparações que não foram consumidas, treinamento da equipe para gerir e evitar desperdícios e a sensibilização dos hóspedes.
Busca pelo equilíbrio ecológico A harmonia e estabilidade entre os ecossistemas também é prioridade para a marca. Para isso, a partir de 2024, 100% do Petit e do Mini Club Med - espaços dedicados à recreação de crianças - irão propor atividades educativas sobre a natureza, como reciclagem e uma hortinha, a fim de conscientizar os pequenos. A rede também se compromete a estabelecer completamente o fornecimento de ovos de galinhas não engaioladas em todos os seus resorts até 2027.
E para que a fauna e a flora coexistam de forma equilibrada, mantendo o funcionamento saudável do ambiente, o controle às emissões de CO2 é outra grande preocupação no Club Med. O uso de Koala Pellet (biocombustível sólido) para aquecimento da água e a utilização de energia proveniente de fontes renováveis são algumas das ações que já fizeram reduzir em 17% a emissão por diária nas três unidades da marca no país.
Comentários