Conferência da Ustoa tem, pela primeira vez, presença da Bahia

A Bahia esteve presente pela primeira vez na 40ª Conferência da Associação Americana de Operadores de Turismo - USTOA, realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro, na cidade de Palm Springs, Califórnia. A Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa, apoiadas pela Embratur, puderam estreitar laços com os operadores americanos, participar de diversas rodadas de negócios e mostrar os principais destinos e produtos turísticos da Bahia.

A Conferência contou com 750 participantes de vários países, onde a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, e o coordenador de Turismo Étnico, Billy Arquimimo tiveram a oportunidade de apresentar um vídeo sobre os destinos turísticos baianos, pois muitos profissionais não os conheciam. “Após a exibição, os participantes buscaram muitas informações sobre os roteiros da Bahia. Foi muito produtivo! Nós ouvimos muitos elogios. Muitos operadores aguardavam ansiosos uma promoção da Bahia”, disse Billy Arquimimo ressaltando a importância do público presente. “Estiveram lá os maiores operadores dos EUA que chegam a trabalhar com 25 mil clientes no mundo”.  O coordenador disse que a questão da crise esteve em pauta, e por isso os profissionais americanos pediam mais divulgação e mais promoção da Bahia naquele país. 

A Bahiatursa e Setur iniciaram uma parceria com o governo de Santa Catarina. “Vamos fechar pacotes turísticos envolvendo os dois destinos para roteiros culturais e GLS, inclusive participando em janeiro de uma convenção para tratar somente do segmento GLS”, informou Billy.

Na noite de encerramento do evento, houve apresentação de grupos musicais de samba e de música baiana, além da recepção com baianas entregando fitinhas do Senhor do Bonfim e da entrega de sacolas com material publicitário sobre o destino Bahia.

Perfil do turista americano, segundo a Embratur:

- São os turistas que mais fazem viagem de lazer no mundo

- Eles buscam boa culinária, locais para compra, gostam de visitar lugares históricos e patrimônios culturais

- Gastam em média, no Brasil, com lazer U$145/dia e com negócios U$202/dia
(VB)