No balanço final, serão 105 cases premiados. Das 32 categorias do segmento Eventos abertas para concorrência em 2021, em apenas 23 os concorrentes conseguiram nota para classificação. Em Serviços para Eventos, apenas 11 das 21 categorias conseguiram índice de classificação. Já no Prêmio Caio Sustentabilidade, apenas 4 das 11 categorias terão cases premiados em 2021.
CATEGORIAS - De acordo com Sergio Junqueira Filho, diretor do Prêmio Caio e responsável pela coordenação das inscrições em 2021, a categoria Serviços foi bastante impactada pelos efeitos da pandemia do Covid-19 no mercado de eventos. Entre as 21 categorias que tradicionalmente concorrem na premiação, as cinco categorias de estandes não tiveram inscrições suficientes para seguir na concorrência. “Como o mercado de feiras ficou proibido de trabalhar desde maio de 2020, as montadoras de estande não tinham trabalhos para apresentar do período. Esta é a primeira vez em 22 anos de premiação que nenhuma categoria de estande estará representada no palco da premiação”, explica.
Além dos Estandes, outras categorias foram impactadas pelos efeitos da pandemia no mercado, como a categoria de Gastronomia para Eventos e Receptivo para Eventos. “As duas categorias de Viagem de Incentivos, que em edições anteriores eram recordistas de inscrições de trabalhos, com as restrições impostas pela pandemia às viagens em geral, em 2021 tiveram zero inscrições”.
Mas os resultados do Prêmio Caio 2021 mostram que, se alguns segmentos da cadeia produtiva de eventos sofrem mais, outros cresceram durante a pandemia. As categorias destinadas a avaliar os trabalhos na área de tecnologia para eventos, que até 2020 eram duas, em 2021 tiveram que ser desdobradas em quatro. “A diversidade dos trabalhos, tecnologias desenvolvidas ou empregadas e os objetivos foram tão diversificados, que a organização teve que desdobrá-los em mais categorias, mais específicas do serviço desenvolvido ou prestado”.
No segmento de Eventos também houve um movimento similar. Tradicionalmente, 99% das empresas concorrentes são agências de marketing e organizadoras de eventos, contratados pelos clientes finais. Em 2021 o Prêmio Caio recebeu um recorde de trabalhos inscritos diretamente por clientes finais, e isso se refletiu na categorização dos trabalhos. Convenção Nacional, por exemplo, foi dividida em duas categorias: uma com trabalhos desenvolvidos por agências e/ ou organizadoras, e outra apenas com trabalhos apresentados diretamente pelos clientes finais. O mesmo ocorrendo com Evento de Relacionamento. Entre os finalistas que estão representados nestas novas categorias estão a Epson, Magalu e BTG Pactual.
“É uma evolução na dinâmica do mercado, e as categorias do Prêmio Caio tinham que acompanhar esta evolução”, explica Sergio Junqueira Arantes, fundador do Prêmio Caio e curador da premiação. “Avaliar trabalhos desenvolvidos e executados diretamente pelos clientes em relação à trabalhos apresentados por prestadores de serviços exigem critérios de avaliação diferentes por parte do Júri”.
Confira aqui a relação completa dos Finalistas do Prêmio Caio 2021.
JÚRI PRÊMIO CAIO 2021 - Em sua 22ª edição, o Júri do Prêmio Caio foi composto de 170 profissionais, sendo 70% deles gestores de eventos, RH e marketing de grandes empresas contratantes de eventos de segmentos como farmacêuticas, financeiro, automotivo, agronegócio, etc, e o restante por dirigentes de entidades do trade, profissionais, jornalistas e educadores especializados em eventos.
Como ocorre desde 2005, todo o processo de participação do Júri foi feito online, através da plataforma do Prêmio Caio. Os trabalhos foram divididos em quatro etapas: indicação dos profissionais para receberem o Personalidade do Ano Prêmio Caio 2021, avaliação dos cases dos segmentos de Eventos, Serviços e Sustentabilidade, e nas duas últimas etapas, eleição dos Melhores Empreendimentos para eventos Regionais e Nacionais.
Confira aqui a relação completa do Júri do Prêmio Caio 2021.
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO - A Cerimônia de Premiação do Prêmio Caio 2021, quando serão revelados os vencedores dos Jacarés de Ouro, Prata e Bronze, será realizada no dia 14 de dezembro, no centro de convenções do Expo Center Norte, em São Paulo.
Comentários