A abertura oficial do Salão do Turismo- Roteiros do Brasil acaba de acontecer, hoje (17), no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Durante seu discurso, o ministro agradeceu a ex-ministra Martha Suplicy, que compareceu a solenidade, pelos trabalhos realizados em sua gestão. "São diversos os projetos de destaque concretizados com grande êxito pela ex-ministra, no destaque o Viaja Mais Melhor Idade, que nesta segunda fase teve comercializado 140 mil pacotes de viagens", comemora.
De acordo com Barreto, a novidade desta edição é que o consumidor terá contato direto com quem vende turismo no Brasil. "As pessoas poderão comercializar o destino diretamente com agências de viagem e operadoras de turismo, algo inovador que fomentará ainda mais o setor de viagens no país", menciona.
O ministro também destacou a preparação que estados, cidades e municípios devem ter em relação à Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. "Temos que ter ao nosso alcance um produto de alto nível, pois seremos a vitrine do mundo. Por este motivo o ministério está investindo nos 65 Destinos Indutores, Prodetur, e ações que qualifiquem nosso receptivo”, ressalta Barreto.
Já o prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab frisou a importância da feira no setor. "O turismo no Brasil está tomando proporções gigantescas, a exemplo a cidade de São Paulo que já tem fechado para mais um ano a Fórmula 1, e eventos como Virada Cultural, Virada Esportiva, que juntos fomentam a rede hoteleira, gastronômica e econômica da cidade”, fala o prefeito.
Lei Geral do Turismo
O ministro do turismo durante o discurso, também fez questão de salientar os avanços do turismo, em relação a Câmara Federal que votará em breve o projeto da Lei Geral do Turismo. "A Lei do Turismo será um marco regulatório para dar segurança aos investimentos a médio e longo prazos", destaca.
Ainda salientou o esforço de cada um dos 27 estados e do Distrito Federal que, ao levarem para São Paulo o melhor de cada destino turístico de suas regiões, dão consistência ao tema deste ano da mostra: Uma viagem por todo o Brasil em um só lugar. Segundo ele, o Salão do Turismo é uma oportunidade para que profissionais e empresários troquem experiência, realizem e ampliem negócios.
Salão do Turismo
O Salão do Turismo, uma iniciativa do Ministério do Turismo, foi criado como estratégia para impulsionar o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. É considerado o maior evento do turismo do país por reunir, num só lugar, os atrativos turísticos de todos os estados brasileiros, incluindo roteiros, gastronomia, manifestações culturais e artesanato. Além disso, promove negócios e, nesta edição, o visitante poderá comprar pacotes, a preços e condições especiais, para sua próxima viagem. Serão apresentados 81 novos roteiros turísticos espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
A expectativa do Ministério do Turismo é que essa edição supere o público de 109,4 mil visitantes registrado no segundo salão, em 2006. O público poderá ainda assistir palestras de temas ligados à cadeia do turismo, que emprega hoje mais de seis milhões de pessoas.
Serviço
www.salao.turismo.gov.br
Comentários