O Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB, entidade criada em 2007, é o resultado da união de empresas de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este, com o objetivo de desenvolver ações focadas no marketing do Destino Iguassu, promover a região e atrair turistas e eventos.
Sem fins lucrativos e totalmente apartidária, a entidade é mantida pela iniciativa privada pertencente ao trade turístico e da indústria de eventos. A sua atuação visa a promover o desenvolvimento turístico, econômico e social da região por meio de ações que gerem o aumento da demanda turística e oportunidades de negócios aos associados, oferecendo as melhores opções de contratação de serviços, hospedagem, compras, gastronomia e atrativos turísticos na tríplice fronteira.
Durante a última assembleia anual, realizada em maio, o Convention assumiu um novo nome fantasia e passou a se chamar Visit Iguassu.
A mudança segue uma tendência mundial dos Conventions Bureau de simplificar as nomenclaturas para ‘visite o nome da cidade ou destino’.
“Mundialmente, os principais destinos do mundo já alteraram os nomes de suas associações. Orlando, Nova Iorque, Salt Lake City são exemplos internacionais. No Brasil, em igual proporção, São Paulo, Rio de Janeiro e até a Embratur, o nosso órgão promotor do Brasil no exterior, já usa ‘Visit Brazil’”, explica o presidente do Visit Iguassu, Jaime Nascimento.
Para o diretor executivo da entidade, Basileu Tavares, o novo nome gera empatia ao fazer um convite e cria uma sintonia entre os diversos players da indústria do turismo e eventos. “A ideia por trás do nome é ampla, mas também simples: Visit Iguassu convida as pessoas a visitarem o Destino Iguassu, seja para eventos, lazer ou negócios. A mudança é apenas nominal, a instituição continua a mesma, trabalhando para trazer mais visitantes à região”, ressalta Basileu.
A mudança do nome começou a ser discutida no âmbito do Projeto Visão Iguassu, uma iniciativa de 44 instituições da tríplice fronteira que estão se reunindo para planejar os próximos 10 anos da indústria do turismo na Região do Iguassu. Os estudos demonstraram que o nome Convention & Visitors Bureau gerava distanciamento com o público. Foram seis meses de discussão entre a consultoria, a equipe executiva da entidade e o Conselho, até a proposta ser apresentada aos associados em Assembleia, sendo validada por todos. “Compreendemos que para sustentabilidade do Destino é necessária aproximação com a comunidade local e com o público final que buscamos atingir”, conta Basileu.
Visit em inglês e Iguassu com dois “s”
O Visit Iguassu trabalha para promover uma região que envolve três países, três cidades, três culturas diferentes. “Temos associados no Brasil, Paraguai e Argentina, logo promovemos não apenas Foz do Iguaçu, mas toda a região trinacional”, comenta Basileu.
"Além disso, posicionar o Destino internacionalmente é um dos principais objetivos da entidade. Usar o verbo visite em inglês – Visit - torna nosso nome compreensivo para brasileiros e para estrangeiros. Usar Iguassu, com dois ‘s’, abrange a região e é uma grafia mais simples para o estrangeiro que não encontra o ‘ç’ em seu alfabeto”, explica o diretor executivo.
Comentários