Reunidos, na última quinta-feira (2) em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), especialistas e senadores do colegiado concordaram com a ideia de que a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, representa a grande oportunidade para que o país desenvolva seu turismo.
Para tanto, alertaram, é necessário que sejam feitos investimentos maciços na qualificação da mão de obra e na melhoria da infraestrutura das cidades. Entre as ações propostas está a formação de uma plataforma de turismo cujo primeiro passo seria a criação do sistema S do setor, a exemplo do que já existe para comércio e indústria.
De acordo com o professor da Universidade de São Paulo (USP) Mário Carlos Beni, nem 1% da mão de obra turística necessária para a realização da copa está devidamente treinada para um evento da magnitude de um campeonato mundial de futebol. O mesmo ocorre com as condições das cidades que sediarão os jogos.
O presidente do CNTur, Nelson de Abreu Pinto, garantiu que a entidade está empenhada em atuar para a defesa do turismo com sustentabilidade, inclusive mediante ações sociais em prol da erradicação do turismo sexual. Ele assegurou que o conselho vai trabalhar para que não apenas as 12 cidades-sede -cuja lista deve ser divulgada em maio pela Fifa-recebam turistas, mas várias outras próximas a elas.
(JA)
Comentários