Para Caldeira, o mercado de ativação de marcas será um dos mais movimentados até o Mundial. “O Brasil será invadido por todas as marcas possíveis e imagináveis. Além disso, muitas empresas especializadas já investem em experiências com clientes – o que conhecemos como marketing de incentivos, eventos, festas e o chamado Buzz Marketing. Seremos o palco do marketing mundial”, enfatizou.
O especialista falou ainda sobre outros aspectos positivos da Copa, como as oportunidades de desenvolvimento do “talento brasileiro”, na formação de guias, coordenadores – “Mais de três milhões de pessoas estão fazendo cursos de inglês para trabalharem durante a Copa”, informou Gilmar Caldeira – aprimoramento dos serviços em transfers, hotéis e restaurantes – já são 24 mil mesas reservadas para o Mundial -, entre outros.
O presidente da AMPRO, Kito Mansano, foi um dos debatedores do painel e enfatizou o crescimento do setor de Live Marketing no Brasil. “Já movimentamos mais de R$ 40 bilhões. Dentre as quase 400 agências associadas AMPRO, temos informação de que cerca de 80 já estão trabalhando diretamente com produtos para a Copa, sem contar os eventos que chamamos de marketing complementar. O Mundial é apenas um gatilho para que alavanquemos muito mais negócios para o nosso mercado”, afirmou.
Alexis Pagliarini, VP da Entidade e diretor de Marketing do WTC Events Center e Sheraton São Paulo WTC, disse também estar otimista. “O brasileiro está acostumado a trabalhar apesar de tudo, driblar os problemas e tirar o melhor proveito. Teremos bastante movimentação de eventos paralelos durante a Copa, agências tem procurado os serviços do WTC para a organização de meeting points, por exemplo, então estamos otimistas”.
O painel contou ainda com a participação da presidente da ABEOC- Associação das Empresas Organizadoras de Eventos, Anita Pires; do presidente executivo da Casa Cor, Angelo Derenze; do presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Edmar Bull; do coordenador técnico da área educacional de turismo, lazer e eventos do Senac-SP, Marcelo Calado; do gerente de Gastronomia da Levy Restaurantes, Gustavo Torres; e do fundador do Experience Club, Ricardo Natale.
O IX ESFE aconteceu no WTC Convention Center, em São Paulo. Outros detalhes: www.esfe.com.br
AMPRO
A AMPRO - Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país. Presidida por Kito Mansano, com sede em São Paulo, possui mais de 350 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). É a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla e, para ganhar maior representatividade em prol das necessidades do setor, iniciou, em 2013, processo de criação de um sindicato, o SINDILIVE - Sindicato das Empresas de Live Marketing.
Comentários