Crescimento da indústria de eventos consolida SP na geração de empregos no país

Constante agenda de shows do estado é responsável por movimentar milhões no setor
Ricardo Roman Junior, presidente da ABIH-SP

Reconhecido como o principal centro financeiro do Brasil, São Paulo, a maior metrópole do país, também se destaca por promover diversos eventos que impulsionam a criação de empregos nos setores culturais. Com uma vasta agenda de shows, exposições, peças de teatro e outros eventos, o estado também consolidou-se como um importante aliado para o turismo e o desenvolvimento econômico do país.

Segundo informações da Associação Brasileira de Produtores de Evento (Abrape), a indústria registrou um crescimento de 46,69%, tornando-se o maior gerador de empregos no Brasil em 2023. Esses números ganham destaque principalmente pelo impacto sofrido durante a pandemia, que fez com que a indústria de eventos fosse um dos mais prejudicados no período de isolamento social imposto pela covid-19.

Ricardo Andres Roman Jr., presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP), em entrevista à CNN, destacou que o aumento no turismo e na geração de empregos está diretamente relacionado à realização de importantes eventos na região, além da ampla variedade de atrações que a cidade oferece aos visitantes.

Ricardo Roman ressalta que “o calendário de shows, exposições e espetáculos artísticos realizados na cidade de São Paulo, aliado à qualidade e diversidade da oferta gastronômica, contribui de maneira significativa para fortalecer, cada vez mais, a imagem da metrópole como destino turístico cultural, além da já consagrada liderança que exerce nos segmento do turismo de negócios e eventos corporativos”.

Os dados de 2023 também indicam que o setor de eventos registrou um aumento significativo no final do ano, impulsionado por apresentações de grandes artistas internacionais. Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), os três shows da cantora Taylor Swift, realizados no Allianz Parque em novembro, geraram uma movimentação de R$ 240 milhões na cidade.

Além de Taylor Swift, São Paulo também foi palco dos shows de Paul McCartney, Roger Waters, Coldplay, Red Hot Chili Peppers, The Weeknd, Alanis Morissette e de festivais renomados como Lollapalooza, The Town, Primavera Sound e o São Paulo Jazz Week.

Estado lidera geração de empregos no setor

Além do crescimento dos eventos na cidade, dados recentes mostram que a crescente demanda por atrações artísticas no estado de São Paulo tem impulsionado a geração de empregos, consolidando o estado como o principal gerador de postos de trabalho no setor.

A Abrape, com base em informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelou que, entre janeiro e julho de 2024, o saldo de empregos formais no setor de eventos culturais e de entretenimento no estado foi positivo em 42.036 vagas.

O estado também se destacou em áreas específicas, como a organização de eventos e atividades artísticas e culturais, sendo responsável pela criação de mais de 2.800 novas vagas. Com esse resultado, São Paulo tornou-se a segunda maior geradora de empregos nessas áreas no país. Com o aumento de vagas no setor, é comum que pessoas de diferentes regiões se desloquem para trabalhar nos eventos realizados na cidade e no estado.