Curitiba comemorou em julho a marca de cinco milhões de embarques na Linha Turismo. Para celebrar o número, o prefeito Luciano Ducci entregou, miniaturas dos ônibus de dois andares da linha para os passageiros da parada do Jardim Botânico.
"Com atrativos como a Linha Turismo, Curitiba atrai cada vez mais visitantes. No ano passado, foram 3,4 milhões de turistas, um número recorde para a cidade", diz Luciano Ducci. Os ônibus da Linha Turismo percorrem os principais pontos turísticos da cidade. A linha foi criada em 1990 com o nome de ProParque. A contagem de passageiros começou em julho de 1994.
Em duas horas e meia de trajeto, os ônibus passam por 24 pontos turísticos da cidade. O ponto de partida é a Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos atrativos. Os ônibus saem a cada 30 minutos.
“Este é um serviço oferecido pela Prefeitura que funciona como um grande facilitador para o visitante. É o ponto de partida para que ele tenha uma visão geral da cidade e, depois, dedique mais tempo para explorar os locais que mais interessem", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. "Ter uma noção inicial sobre os atrativos é a melhor maneira para se começar uma viagem de turismo”.
A passagem custa R$ 25 e dá direito a um embarque e quatro reembarques. Os ônibus de dois andares, os chamados double deckers, passaram a fazer a Linha Turismo em novembro de 2008 - antes o passeio era feito somente por jardineiras.
Com os ônibus de dois andares, a procura pelo passeio ficou ainda maior. Em 2010, a Linha Turismo teve 533.330 embarques. O mês de maior demanda foi julho, com 71.737 embarques.
Recentemente, a frota ganhou ônibus de dois andares com toldo retrátil, para garantir o conforto dos passageiros em dias de tempo instável.
Serviço
Valor: R$ 25,00
http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/linha_turismo/
Comentários