A demanda global de passageiros cresceu 8,1% em novembro, em relação ao mesmo mês do ano passado, aponta levantamento da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Já a oferta, aumentou 5,7% na mesma comparação. Com isso, a taxa de ocupação das aeronaves chegou a 83,4%, crescimento de 1,9 ponto percentual, uma alta histórica para novembro. Enquanto a demanda internacional registrou aumento de 11,6%, a oferta ficou 8,6% superior. Já a demanda doméstica cresceu 3,1%.
“Novembro foi outro mês de forte crescimento na demanda por viagens aéreas com expansão geral de 8,1%. O crescimento da capacidade está ficando para trás da demanda em 2,4 pontos e os fatores de carga estão em níveis recordes”, destaca Willie Walsh, diretor-geral da IATA, alertando que as companhias aéreas estão perdendo oportunidades de atender melhor os clientes, modernizar seus produtos e melhorar seu desempenho ambiental porque as aeronaves não estão sendo entregues no prazo. “A resolução de Ano Novo de 2025 para o setor de fabricação aeroespacial deve ser encontrar uma solução rápida e durável para seus problemas de cadeia de suprimentos”, acrescenta Walsh.
Cargas
O setor aéreo também registrou crescimento no transporte de cargas: 8,2% em novembro em comparação com o mesmo mês do ano passado, considerando 9,5% para operações internacionais. Este é o 16º mês consecutivo de crescimento. Por fim, a capacidade cresceu 4,6%, sendo 6,5% para operações internacionais.
Comentários