Demanda por ações de impacto ASG cresce no Live Marketing

Agências fidelizam clientes com iniciativas que geram impacto e relevância social, como a Terruá, que assina as ações do Banco do Brasil

As agências de Live Marketing estão percebendo um aumento na demanda por ações de impacto ASG (Ambiental, Social e Governança), em especial campanhas que promovem o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Este movimento responde a uma mudança nas expectativas dos consumidores, que buscam marcas que não apenas vendam produtos, mas que também adotem uma postura ativa na promoção de um futuro melhor.

Pesquisa recente da Sherlock Communications revelou que 77% dos consumidores brasileiros afirmam apenas comprar produtos ou serviços de empresas socialmente responsáveis. Além disso, 90% dos brasileiros concordam que práticas de responsabilidade social e ambiental influenciam diretamente na opinião sobre empresas que operam no país. Essas estatísticas destacam a urgência das marcas em alinhar suas estratégias com os valores dos consumidores.

As campanhas de Live Marketing, que buscam criar experiências imersivas e autênticas, têm se mostrado um canal eficaz para transmitir mensagens de desenvolvimento sustentável e inclusão. Um maior número de agências tem se destacado e até fidelizado clientes por integrar esses valores em suas campanhas.

A Terruá, por exemplo, que assina diversas campanhas para o Banco do Brasil, criou o projeto #Toghetherband All Amazônia, em parceria com a W/McCann e com apoio da Oficina da Palavra. A campanha, que desempenhou um papel crucial em aumentar a conscientização entre investidores globais e mobilizar mais de 1,5 bilhão de dólares para projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, acaba de receber dois troféus no 12º Festival do Clube de Criação, uma das premiações mais conceituadas do meio publicitário nacional.

Além das questões ambientais, a inclusão e diversidade têm se tornado centrais nas estratégias de branding. Mais um exemplo do próprio Banco do Brasil é o Cartão Orgulho Ourocard Visa, um projeto, focado na inclusão e diversidade da comunidade LGBTQIAPN+, que promove a educação financeira e reafirma o compromisso do banco com causas sociais. Também assinado pela Terruá, que se especializou em lidar com temas de impacto, o case ganhou reconhecimento em duas premiações brasileiras, o Effie Awards Brasil 2024 e o Festival do Clube de Criação, além de ter entrado recentemente para o 49º Anuário de Criação.

As premiações refletem o compromisso da agência com ações de impacto ASG. “Esses resultados são um reflexo da atuação consistente da Terruá em desenvolver campanhas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo um futuro mais inclusivo e responsável. Ao integrar estratégias inovadoras de comunicação e uma abordagem humanizada nas campanhas, fortalecemos nosso papel na promoção de mudanças significativas para o planeta”, afirma Ana Paula Bulus, diretora da Terruá.

À medida que as marcas reconhecem a importância de se alinhar a esses valores, o cenário do Live Marketing vai se tornando cada vez mais dinâmico e responsável. “Esse movimento não apenas beneficia as marcas, mas também contribui para um futuro mais sustentável e inclusivo para todos”, finaliza Ana Paula.

Fonte: Assessoria
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.