E outros projetos tendem a acontecer também nesses moldes

O primeiro de muitos projetos de eventos globais que tendem a ter edições no Brasil demonstra a força do mercado de sport enterteinement.

A NFL (liga de futebol americano) realizou com um grande êxito, no dia 06 de setembro, sua primeira partida oficial no Brasil e, também, a primeira na América do Sul.

Philadelphia Eagles e Green Bay Packers disputaram a partida no campo da Neo Química Arena, zona leste de São Paulo.

Vale ressaltar que a NFL está a frente do principal evento esportivo dos Estados Unidos e que a ação em terras brasileiras possibilita uma grande entrada no mercado norte-americano.

Estimativas preliminares da SPTuris apontaram que a vinda do jogo deve adicionar cerca de US$ 60 milhões (R$ 337 milhões) à economia da cidade em uma única semana.

E por isso mesmo a cidade não perde tempo e já engatinhou outras negociações, que estão avançando bem, similares a NFL no Brasil. São elas com a NBA para um jogo de basquetebol, com a Nascar (corrida automobilística) para realização de uma prova que valha oficialmente no calendário da categoria em 2026 e com a Indy, outra prova automobilística norte-americana.

XP, Budweiser, Perdigão e Visa foram os patrocinadores do evento e a Beats, marca de bebidas prontas da Ambev, foi a patrocinadora do show do intervalo do jogo, cuja atração foi Anitta.

O público de 47.236 torcedores que lotaram a Neo Química Arena puderam – dentro da legalidade da idade – consumir bebidas alcóolicas no espaço, já que a lei nº 9.470 foi suspensa exclusivamente para esta partida, já que as autoridades fizeram essa liberação com a justificativa de que o evento “tem característica culturais e de entretenimento”, diferentemente dos jogos de futebol, inclusive com a atenuante de rivalidade.

E nesse caso a Bud fez a festa, apesar do preço alto, alvo da reclamação do muitos torcedores.

Como acontece em eventos esportivos nos Estados Unidos, a passagem da NFL pelo Brasil contou com apresentações que emocionaram e levantaram o público. Antes do início da partida, Luisa Sonza deu voz ao hino nacional. E nos minutos que antecederam esse momento, confesso que fiquei apreensiva, pois já vimos intérpretes que não deixaram uma boa lembrança em suas performances com o hino nacional.

Mas Luisa Sonza, afinadíssima, encantou e chegou a surpreender, trazendo consigo um lindo coro dos torcedores presentes ali.

Ainda, durante a canção do hino brasileiro, as medalhistas olímpicas Rebeca Andrade (ginástica artística), Beatriz Souza (judô), Duda (vôlei de praia) e Rayssa Leal (skate) estiveram presentes no gramado. Depois, com as medalhas no peito, o quarteto foi ovacionado pela torcida paulista.

Antes, Zeeba cantou o hino dos Estados Unidos. Ele é filho de pais brasileiros e também ganhou muitos aplausos.

Vale ressaltar que Zeeba lidera o ranking dos 30 brasileiros mais ouvidos no mundo com o hit “Hear Me Now”, segundo lista divulgada pela Billboard, e conquistou prêmios e certificados internacionais, incluindo Discos de Platina, e Ouro em diversos países. Além disso, já se apresentou nos principais palcos e festivais do mundo, como Rock in Rio, Lollapalooza Argentina e Chile, Z Festival, Tomorrowland, Game XP e The Town.

Apesar de todo o sucesso do evento e mesmo com uma série de visitas dos membros da liga no Brasil para a aprovação do gramado da Neo Química Arena, ele foi alvo de muitas críticas por parte dos jogadores, tanto do Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. Atletas de ambas as equipes caíram no gramado ou patinaram ao tentarem arrancadas. Certamente algo que irá entrar no radar para futuros alinhamentos operacionais.

Mas as ativações que ocorreram foram muito além do campo. Para aproximar os paulistanos do esporte, artistas de rua foram convidados a criar pinturas exclusivas. A ação foi uma iniciativa da própria Liga Nacional de Futebol Americano em parceria com a produtora Dionisio.AG.

Crica Monteiro pintou os quarterbacks Jalen Hurts, do Eagles, e Jordan Love, do Packers. O mural de 33 metros de altura e 264m² está na Rua Jaceguai, número 518, na Bela Vista.

Bruno Big é responsável pela arte que mostra o futebol americano de forma 'abrasileirada', o que se tornou sua marca registrada. A arte tem 36 metros de altura e aproximadamente 1000m², localizada na Avenida São João.

E, é assim mesmo, um evento puxa outro, que puxa outro e mais outro...demonstrando sua força impulsionadora de negócios, sensações e socializações.

Seja bem-vinda NFL, o Brasil já te adotou!