Em busca de melhorias, Ilhas turísticas brasileiras criam nova associação

O objetivo da Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur) é incentivar o planejamento turístico nas ilhas do país

Nesta quarta-feira (23), a WTM Latin America, principal feira do setor de Viagens e Turismo da América Latina, foi palco da abertura oficial da Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur), idealizada pelo presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá (PR), Rafael Gutierres Júnior, que preside a associação.

O órgão representa Ilhabela (SP), Ilha do Mel, em Paranaguá (PR), Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), Fernando de Noronha (PE), e Ilha de Marajó (PA) e pretende mobilizar entidades públicas e privadas para incluir planejamento sustentável, econômico, social e cultural nesses locais.

Segundo o secretário de Turismo de Ilhabela, Harry Finger, a nova entidade busca atender às necessidades das ilhas turísticas brasileiras, funcionando como uma ligação com os órgãos públicos. “A ideia é melhorar a qualidade de vida dos moradores e, consequentemente, de seus visitantes. Com a associação poderemos trabalhar melhor, focando a sustentabilidade e a conservação nas ilhas. Nossa intenção é que possamos ficar conhecidos como as ilhas do Brasil, tão atrativas quanto as ilhas do Caribe e da Grécia”, diz Finger.

Na ocasião estiveram presentes o ministro do Turismo Vinicius Lages, o presidente da comissão criadora, Rafael Gutierres Júnior, e seu vice-presidente Harry Finger. “A entidade já nasce com uma infraestrutura muito boa, com consultores e a participação de ilhas importantes do Brasil. Em maio, teremos um novo encontro com o ministro que, certamente, irá nos apoiar muito nessa empreitada”.

Ilhabela

Situada a 210 km de São Paulo, no litoral norte do Estado, Ilhabela oferece opções de lazer, esporte, turismo de aventura e ecoturismo para os viajantes durante o ano inteiro. Com 83% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, a cidade abriga a maior reserva de Mata Atlântica do planeta. Sinônimo de flora exuberante e fauna rica em diversidade, a beleza local é completada por suas 42 praias de diferentes estilos e 365 cachoeiras.

Fonte: Assessoria