Embratur apresenta case de sucesso no Congresso Internacional de Eventos

Projeto em destaque verifica a competitividade dos Convention & Visitors Bureaux brasileiros 

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo),irá representar o Brasil durante a 47ª edição do ICCA Congress & Exhibition (International Congress & Convention Association),que acontece em Victória, no Canadá, até o dia 5 de novembro.

Na ocasião, o diretor de Turismo de Negócios e Eventos e a coordenadora de Turismo de Eventos da Embratur, Marcelo Pedroso e Flávia Malkine, respectivamente, apresentam o projeto-Competitividade dos CVBx, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBC&VB) e operacionalizado pela Intelly- Soluções Inteligentes.

Dentro dos programas educativos, que acontecem no dia 3 de novembro, o Instituto Brasileiro de Turismo conduzirá a sessão:Compare, Copie e Colabore: modelos de aprendizado e de trabalho dos seus concorrentes.Com a presença de representantes de empresas que desenvolvem estratégias de marketing, o encontro propõe a análise comparativa de projetos realizados a partir de parcerias entre empresas do mesmo setor.

Para a coordenadora da Embratur,Flávia Malkine, além de socializar as boas práticas realizadas no País, esta é uma oportunidade de colocar o Brasil em evidência como destino apto a receber eventos internacionais."O Brasil não participará do congresso apenas como ouvinte. Ao apresentar um caso de sucesso, o País se posiciona, ainda mais, como destaque entre os demais membros da ICCA", diz. A coordenadora explica, ainda, que a oportunidade de a Embratur apresentar o projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo e CBC&VB, demonstra a estreita parceria entre as entidades brasileiras, públicas e privadas, comprometidas com a promoção do turismo de negócios o Brasil.

Atualmente, o evento, organizado pela ICCA, a principal entidade internacional do setor de congressos e convenções, atrai cerca de 750 autoridades mundiais do turismo de eventos, além de 50 convidados, de 80 países. É quando os executivos do setor têm a oportunidade de discutir a evolução da indústria, dar boas-vindas aos novos membros e planejar estratégias futuras para os seus negócios.
Os membros de ICCA podem ainda, assistir a workshops específicos e programas educativos, manter-se em dia com as últimas novidades do setor industrial e participar de atividades extracurriculares.

Projeto Competitividade dos CVBx

A proposta do projeto contemplou a pesquisa de boas práticas em todos os continentes e a identificação de aspectos similares e diferenciados dos Convention & Visitors Bureaux (CVBx), neles localizados, em relação aos brasileiros.
O projeto tinha como objetivo conhecer o cenário mundial dos CVBx, apoios com os quais contam, orçamentos, estratégias e materiais promocionais desenvolvidos, tudo isso, com o propósito de verificar o grau de competitividade dos CVBx brasileiros, principalmente no quesito captação de eventos internacionais.

Na primeira fase, a equipe realizou missões para Espanha e França, para buscar informações nos órgãos governamentais, Convention Bureaux e trade turístico em geral. Assim como o Brasil, esses países também fazem parte do top 10 do ranking ICCA, em número de eventos internacionais realizados.

Já na segunda etapa do projeto, o foco principal foram os Estados Unidos, país líder mundial na realização de eventos internacionais. A cidade de Vancouver, no Canadá, também esteve na lista de destinos da missão,por ser o primeiro destino da América do Norte em eventos internacionais e a segunda das Américas, atrás apenas de São Paulo.

De posse deste material, foi elaborado um manual de boas práticas, assim como um código de conduta com objetivo de alinhar os comportamentos adequados e ideais a serem seguidos pelos Convention & Visitors Bureaux.

(JA)