Embratur destinará 2,7 milhões para captar eventos internacionais

Instituições públicos ou privadas sem fins lucrativos poderão utilizar recursos para realizar ações que tornem o Brasil sede de encontros que atraiam turistas estrangeiros

Em edital publicado no Diário Oficial da União, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) inicia a seleção de propostas para o programa Apoio à Captação ou Promoção de Eventos Internacionais. “O total de R$ 2,7 milhões estará disponível para instituições públicos ou privadas sem fins lucrativos, em ações específicas para tornar o país sede de encontros que atraiam o turista de negócios”, explicou o presidente da Embratur, Flávio Dino. De acordo com o dirigente, este novo edital deve incrementar os resultados do programa, realizado no mesmo formato, em 2012. “O Brasil teve o 5º maior crescimento na captação de eventos internacionais no ano passado, na comparação com 2011. É o que aponta levantamento pela ICCA (International Congress & Convention Association), mostrando que o Brasil subiu de 304 para 360 eventos internacionais o ano passado”.

O Turismo de Negócios e Eventos, conhecido no mercado turístico como segmento MICE (Meetings, Incentive, Congress and Events), é considerado um setor estratégico para o turismo brasileiro. “Este turista tem um perfil diferenciado do turista comum. Tem poder aquisitivo alto e um gasto médio elevado”, detalha o presidente. Ele explica, ainda, que muitos destes turistas prolongam sua estada no Brasil beneficiando as cidades que sediam os eventos, com os recursos deixados no país. “Além da grande movimentação financeira gerada pela presença dos visitantes internacionais nos eventos, o país se beneficia em aspectos muitas vezes incalculáveis, referentes à construção da imagem do local.

Serão apoiadas as propostas Captação de Evento Internacional, consistindo em candidatar o país (estado ou município) a sediar um evento internacional específico, e também iniciativas de Promoção de Evento internacional, tendo como objetivo divulgar o País no exterior durante a edição que antecede a realização do evento captado a ser realizado no Brasil, ou em evento com temática correlata à do evento a ser promovido.

“Vale lembrar que a Embratur limita suas ações para eventos que tenham abrangência internacional e que estejam no início em sua terceira edição, que tenham alternado sua realização em pelo menos outros dois países”, destacou Dino. As ações de captação ou de promoção deverão ocorrer no período de agosto de 2013 a fevereiro de 2014.

Serviço:

O edital completo, com todas as informações e prazos para candidatura, poderá ser encontrado no endereço: http://bit.ly/11fGVHa

Fonte: embratur