A terceira fase da campanha publicitária Brasil Vire Fã, que teve início esta semana no mercado americano, traz como novidades peças produzidas exclusivamente para o público afrodescendente e para tv, com veiculação na CNN americana
Os Estados Unidos são alvo de nova ofensiva do Brasil, que busca atrair mais turistas americanos para o país. Desde o início da semana, uma campanha de mídia do Ministério do Turismo, por meio da Embratur, divulga os destinos turísticos brasileiros em 3 cidades americanas: Nova York, Miami e Los Angeles.
As peças estão estampadas em ônibus, painéis em aeroportos, metrô, paradas de ônibus e outdoors. A campanha alcança também a mídia impressa de alcance nacional, como revistas de viagens e interesse geral e a CNN, que veicula inserções até o final de agosto. Os destinos que estrelam a campanha são Natal (RN), Fernando de Noronha (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Ouro Preto (MG), Porto de Galinhas (PE), Pantanal, Lençóis (MA), Serra da Capivara (PI), São Miguel (AL), Lagoinha (CE), Praia do Rosa (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Amazônia (AM).
O objetivo é atrair cada vez mais o público norte-americano, um dos que mais viaja em todo o mundo e com um alto gasto médio diário (U$ 138 per capita). Com um investimento total de 3,48 milhões de reais, a campanha se estende até o final de agosto. Em setembro, a Embratur lança nova campanha, de alcance mundial.
Para a presidente da Embratur, Jeanine Pires, com o novo acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos, que deverá ampliar em quase 50% o número de vôos entre os dois países, o fluxo de americanos pode ganhar fôlego: “A campanha publicitária permite grande exposição do Brasil, em um momento em que a acessibilidade melhora bastante, com os novos vôos”.
Público afro
Pela primeira vez na história, o público afrodescendente americano é alvo de uma ofensiva dirigida do Brasil. Os principais destinos divulgados são Rio de Janeiro e Bahia. As peças já estão sendo veiculadas desde o início da semana na mídia com programação voltada para esse público, como a revista Giant e a rede TV One, com alcance nacional. "Nosso objetivo é atrair os turistas afro-americanos, que, nos Estados Unidos, são um segmento organizado e com alto poder de consumo", afirma Jeanine Pires.
Segundo pesquisa realizada pelo Census and National Center for Educational Statistic em 2004, a população afro-americana cresceu 35% desde 1990, enquanto o seu poder de consumo aumentou 222%- dados que foram acompanhados por uma significativa evolução da escolaridade e ocupação de cargos de gerência.
Mercado americano
Os Estados Unidos são o segundo país emissor de turistas para o Brasil (atrás apenas da Argentina): em 2007 o país recebeu quase 700 mil turistas americanos. De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional (2006), 34,3% deles visitaram o Brasil para fazer negócios ou participar de congressos e convenções; 34,8% vieram encontrar familiares e amigos e 26,7% vieram a lazer.
Os destinos mais procurados pelos americanos são Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Foz do Iguaçu e Manaus. A Embratur possui dois Escritórios Brasileiros de Turismo nos Estados Unidos: um em Nova York e outro em Los Angeles.
(JA)
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