Embratur e Consórcio Nordeste promove roadshow na Europa para promover o BR

Diálogo sobre ações aconteceu durante reunião do Fornatur, na última sexta-feira (25), dentro da BTM em Fortaleza (CE), e a promoção conjunta dos estados é fruto de parceria entre a Agência e o grupo
Reunião foi desdobramento de acordo assinado entre a Embratur e o Consórcio Nordeste em março, em Maceió (AL)

A Embratur planeja, com os nove estados da região, um plano de promoção internacional conjunto de municípios e rotas turísticas para aumentar o número de visitantes internacionais nessas unidades da federação. O assunto foi discutido pelo diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, durante a reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), na última sexta-feira (25), dentro do Brazil Travel Market (BTM), evento B2B (entre empresas) do turismo realizado em Fortaleza (CE).

A reunião serviu, dentre outras coisas, para alinhar as ações de promoção de 2025 de maneira conjunta e o lançamento de uma marca para o consórcio. O roadshow com apresentações, rodadas de negócios e criação de redes de contato acontecerá na Itália, na França e no Reino Unido, no primeiro semestre do ano que vem. Participaram da reunião do Fornatur na BTM, além de representantes do Piauí, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Bahia, Alagoas e Sergipe, de Goiás, Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Nordeste em alta

A região Nordeste apresentou um crescimento expressivo de turistas internacionais em setembro. Os nove estados, juntos, registraram um aumento de 40,7% nas chegadas no mês passado, comparado com o nono mês de 2023. No acumulado de janeiro a setembro, a alta foi de 37,5%.

O diretor Bruno Reis destacou a importância da promoção do Nordeste para tornar o Brasil ainda mais relevante no exterior. “Nós tivemos muito êxito ao longo desse um ano e 10 meses de gestão. Implementamos várias ferramentas para tornar a promoção internacional do Brasil mais eficiente. Os bons resultados que temos apresentado mostram isso. Para se ter uma ideia, esse ano, teremos um aumento de 46,3% no número de voos para a região, e de 39,9% em número de assentos”, afirmou.

E estamos trabalhando junto ao trade turístico dos estados e municípios para entender o que cada região mais precisa e torná-las mais competitivas. Esse é o trabalho da Embratur junto ao Consórcio Nordeste, focando em atrativos da região para promover mais negócios e atrair mais visitantes internacionais para esses estados”, completou Reis.

Para a vice-presidente do Fornatur e secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, a reunião foi importante para encaminhar os trabalhos da parceria entre a Embratur e o Consórcio. “O foco principal foi o roadshow. Nós estamos com a tarefa de oferecer, dizer quais são os roteiros integrados que temos a ofertar nesses mercados e criar a nossa marca. O consórcio está responsável por criar essa identidade visual do Nordeste para compor esta campanha que vai integrar o roadshow”, disse.

A gente entende que essa é uma oportunidade muito positiva para o Nordeste. Temos acompanhado o crescimento do turismo internacional, do quanto o Nordeste realmente tem sido procurado e tem tido incremento nesse fluxo de turistas internacionais. Então, é uma parceria muito positiva. O que a gente vê para 2025, com esse roadshow, é que vai trazer ainda mais resultados, principalmente nos mercados onde ele irá acontecer”, acrescentou Solange Portela.

Parceria Embratur-Nordeste

A ação desta quinta foi um desdobramento do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre a Embratur e o Consórcio Nordeste em 13 de março deste ano, em Maceió (AL). A parceria objetiva, além de atrair mais visitantes nacionais e internacionais, gerar investimentos, emprego e renda para os moradores da região. Após a assinatura, a Agência e o grupo de estados começaram a desenvolver um plano de ação para ampliar a presença da região nas prateleiras do turismo internacional. A ideia é ativar roteiros e destinos únicos no país, além de movimentar a economia.

Fonte: Embratur