A Embratur lançou, na última quinta-feira (5), uma campanha publicitária que promove nos Estados Unidos os principais atrativos da Amazônia. Na estratégia da Agência para atrair turistas estrangeiros aos destinos da floresta, está prevista também a realização de uma Galeria Visit Brasil dedicada à Amazônia, em Nova York, entre os dias 23 e 27 de setembro, além de duas famtours na região.
O conceito da campanha é de um reencontro interior a partir de reconexão com a natureza no maior e mais importante bioma do mundo. As peças destacam a beleza natural com árvores, rios, cachoeiras e animais, experiências étnicas, culturais, gastronômicas e de autocuidado que os povos locais e a floresta oferecem. O slogan é “Brazilian Amazon, an inner journey” – Amazônia Brasileira, uma jornada interior. Nos vídeos, a protagonista é uma uma turista internacional que passa por transformações interiores a partir das experiências inesquecíveis nos destinos amazônicos.
A campanha amazônica será veiculada on-line em todo o território dos Estados Unidos até 30 de setembro e também contará com promoção em mídia externa em paradas de ônibus e em telão na Times Square, em Nova York. “O mundo inteiro está discutindo as mudanças climáticas. E esse debate passa, necessariamente, pelo Brasil e pela Amazônia. Trabalhar para que o turismo seja uma das soluções para garantir sustentabilidade à vida na floresta é uma missão que o presidente Lula nos deu”, afirma Marcelo Freixo.
Mês da Amazônia
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio de destinos sustentáveis, a Embratur também aproveita o mês da Amazônia para impulsionar as ações promocionais para atrair mais turistas estrangeiros à região. Além da campanha publicitária, haverá a inauguração de uma Galeria Visit Brasil em Nova York, famtours em parceria com o Sebrae e quatro minidocumentários sobre o poder transformador do turismo nas comunidades locais.
Em 23 de setembro, em parceria com o Sebrae, a Embratur inaugura a Visit Brasil Gallery Amazon, a Galeria Amazônia, em Nova York. Até o dia 27, a edição do espaço-conceito para a promoção da cultura e dos destinos turísticos brasileiros terá a região amazônica como tema e irá apresentar aos norte-americanos e demais visitantes um Brasil de destinos incríveis e sustentáveis, permitindo a vivência de experiência imersiva na perspectiva da sustentabilidade, diversidade, arte, artesanato, moda, belezas naturais, inovação, ritmos musicais e sabores autênticos da gastronomia.
Já as duas viagens de familiarização (famtours) contarão com 10 operadores internacionais cada. Uma das viagens, para Manaus e Novo Airão, no Amazonas, será voltada para os mercados da França e da Suíça. A outra, que terá como cenário os atrativos de Belém e de Alter do Chão, no Pará, será voltada para o mercado dos EUA. No fim, os dois grupos se encontrarão em Brasília para participarem de um encontro de relacionamento com o trade turístico brasileiro na Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). A etapa final das famtours é voltada para a criação de networking e o fomento de negócios e parcerias.
Turismo Transforma
As ações de promoção dos destinos amazônicos contam ainda com produções audiovisuais. O paralelo entre os rios da Amazônia e o turismo é o tema da nova temporada do Turismo Transforma, websérie da Embratur que mostra a capacidade que o setor tem de gerar impactos positivos em diferentes contextos em todo o país.
O capítulo que abre a nova temporada dos minidocumentários foi lançado nessa quarta-feira (4) e apresenta a importância dos rios Tapajós e Amazonas, em Santarém (PA), e do rio Negro, em Novo Airão (AM), para o turismo, a influência deles na estrutura hoteleira, na gastronomia, na cultura, na diversidade, no manejo sustentável do pescado, na geração de emprego e renda e outros diversos aspectos que impactam diretamente e economicamente a região.
Nos dias 19 e 20, a Embratur vai integrar o grupo de trabalho de turismo do G20, que vai acontecer em Belém. O G20 é um fórum de cooperação internacional que reúne as 19 maiores economias do planeta e os blocos da União Europeia e da União Africana.
O que já foi feito
Como parte da estratégia de promoção da Amazônia em 2024, a Embratur, em parceria com o Sebrae, promoveu uma press trip com jornalistas, atores e influencers estadunidenses, que aconteceu em Manaus e Parintins, no Amazonas.
A Embratur vem trabalhando na promoção de destinos da Região Norte desde janeiro de 2023. Nesses quase 20 meses ao lado do trade dos estados amazônicos, técnicos mapearam 85 experiências turísticas. Até o mês de agosto, a Embratur e o Sebrae promoveram, na região, uma série de workshops que capacitaram 305 pessoas sobre competitividade e promoção internacional do turismo. Também realizou outras duas press trips no Pará, ambas focadas no mercado latinoamericano.
No período, a floresta e algumas de suas experiências também apareceram em campanhas publicitárias, em galerias Visit Brasil com temas diversos e, durante as Olimpíadas de Paris, em ativações do Pará na Casa Brasil, na capital francesa. A Agência e o Sebrae também promoveram uma viagem de familiarização (famtour) no Amazonas com operadores turísticos da Argentina, do Chile e da Colômbia.
E em 8 de agosto, durante o Salão Nacional do Turismo, no Rio de Janeiro (RJ), Freixo assinou um Acordo de Cooperação Técnica entre a Embratur e o Rotas Amazônicas Integradas (RAI), grupo que reúne os governos do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A intenção do documento é justamente fortalecer a promoção internacional dos destinos e experiências turísticas da região amazônica.
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