A ação tem o propósito de promover o país como sede da próxima Convenção Mundial do Rotary Club, prevista para São Paulo, em 2015. “A Embratur apoiou a captação do evento em 2008 e agora, está divulgando o país como sede da convenção. Segundo os organizadores, são esperados 40 mil participantes, entre eles, 15 mil estrangeiros, vindos de 150 países”, explica a presidente em exercício da Embratur, Kátia Bitencourt.
A iniciativa foi contemplada pelo Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais da Embratur, que trabalha para contribuir para que o Brasil seja, a cada ano, um dos países que mais sedia eventos internacionais.
“Todos os esforços empreendidos nesse sentido fizeram com que houvesse um crescimento considerável no número de eventos, congressos e viagens de incentivos realizados no País. Segundo a ICCA (International Congress & Convention Association), o Brasil é o 7º país que mais sedia encontros mundiais”, ressalta a presidente em exercício. Ainda de acordo com a ICCA, o Brasil foi o país com o 5º maior crescimento na realização de eventos internacionais em 2012, na comparação com o ano anterior. O país subiu de 304 para 360 eventos.
Líder na América Latina e “top 10” mundial
Desde 2003, quando a Embratur passou a apoiar a captação de eventos e a promover o Brasil como sede de eventos internacionais, o país subiu 12 posições no ranking da ICCA, passando de 19º para 7º. O número de eventos subiu de 62, em 2003, para 360 em 2012, um crescimento de 480%, garantindo a posição do Brasil como líder na América Latina. “Devemos considerar a política de descentralização na captação dos eventos. De 22 cidades, passamos para 57, ou seja, o número mais que dobrou, fazendo com que o turismo contribua para gerar mais emprego e renda nas diversas regiões do Brasil”, comenta Bitencourt.
Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais
Em 2013, a Embratur lançou o edital de Chamamento Público para Apoio as Ações de Captação e ou Promoção de Eventos Internacionais da Embratur. Foram apresentadas 27 propostas vindas de vários estados, que totalizaram R$ 6,4 milhões. Destas, nove foram classificadas, totalizando um valor de R$ 1,2 milhão. Das nove propostas classificadas, sete são do Rio de Janeiro (RJ), uma de Salvador (BA) e a outra de Bonito (MS).
Comentários