O 31º Encontro Comercial Braztoa, que acontece nos dias 26 e 27 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, realizará pela primeira vez capacitações de destinos nacionais e internacionais. No primeiro dia, Colômbia, Peru e República Tcheca reunirão, cada um, de 100 a 200 agentes de viagem em auditórios no quarto andar.
O tema central desta edição será: O Encontro das Oportunidades Financeiras. O evento ocupará dois andares do centro de convenções. São esperados três mil agentes de viagem para visitar 140 expositores, a maior edição já realizada pela entidade.
Dentre as novidades para este, o presidente da Braztoa anunciou algumas novidades."Queremos criar um mecanismo no site para que os agentes possam pré-agendar suas visitas aos operadores, que serão realizadas em um espaço separado da feira, em mesas montadas para esse contato",explica Barbosa. A utilização de mais um andar do Centro de Convenções Frei Caneca será outra novidade para a edição do ECB de março. "Vamos utilizar o quarto andar para os eventos paralelos à feira, ações como o Encontro de Conhecimento do Programa Viaja Mais Melhor Idade",completou o presidente da Braztoa.
No segundo dia, é a vez dos destinos nacionais: Pernambuco, Minas Gerais, Bahia e a cidade de São Paulo."As capacitações vêm ao encontro dos interesses dos agentes. Além de conhecer os lançamentos de pacotes, eles têm nas capacitações a oportunidade de obter mais informações sobre os destinos que eles vendem",diz o presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa.
A República Tcheca realizará um seminário com informações práticas para quem quer vender o país como destino turístico. Os agentes conhecerão melhor não apenas Praga, mas também outros destinos tchecos como Karlovy Vary e Cesky Krumlov.
Colômbia mostrará aos profissionais os atrativos de Bogotá, Cartagena, San Andrés e Santa Marta. Já o Peru contará a saga da família Goldschmidt, que em dezembro do ano passado realizou a Expedição Peru. O objetivo é mostrar as belezas naturais,culturais e históricas do Peru. Para isto, os Goldschmidt viajaram mais sete mil quilômetros, percorrendo 50 cidades, de seis regiões do país andino, durante 35 dias.
O presidente da Braztoa anuncia ainda algumas novidades para as edições dos ECB em 2009. O agendamento de visitas entre agentes e operadores é uma delas."Queremos criar um mecanismo no site para que os agentes possam pré-agendar suas visitas aos operadores, que serão realizadas em um espaço separado da feira, em mesas montadas para esse contato",explicou Barbosa. A utilização de mais um andar do Centro de Convenções Frei Caneca será outra novidade para a edição do ECB de março. "Vamos utilizar o quarto andar para os eventos paralelos à feira, ações como o Encontro de Conhecimento do Programa Viaja Mais Melhor Idade",completou o presidente da Braztoa.
Viaja Mais Melhor Idade
O Projeto Viaja Mais Melhor Idade vendeu, ao longo de 2008, quatro vezes mais do que sua ambiciosa meta: foram 200 mil pacotes comercializados para um público que, dois anos atrás, não encontrava no mercado nenhum produto desenhado para ele. As 21 operadoras cadastradas chegaram a ofertar 800 diferentes pacotes. Para este ano, o objetivo é, diante do cenário econômico, comercializar 150 mil pacotes, o que significará ainda um número muito satisfatório.
O programa, a partir de agora, buscará oferecer pacotes ainda mais diferenciados, onde o treinamento dos agentes, operadores e de toda a cadeia de fornecedores ganha mais importância. Para a sua promoção, está se buscando preços cada vez mais competitivos. O objetivo é obter serviços cada vez mais adequados ao público da Melhor Idade com a melhor tarifa possível.
"Estamos negociando com os hotéis para que eles possam, sem custo adicional, oferecer atividades específicas para este público. É um ganho para todos", diz o coordenador do programa, Enzo Arns. Além disso, será realizada uma pesquisa qualitativa com o cliente para identificar as qualidades e os ajustes que são necessários no programa. Para tanto, também ocorrerão avaliações de atendimento das agências, das viagens e do atendimento em geral. Nas próximas semanas deverão estar definidos os destinos trabalhados em 2009. Está prevista também, a partir de março, uma campanha dirigida ao público-alvo.
Outra novidade é que, ainda no primeiro semestre, os pacotes do programa poderão ser adquiridos on line, no site do Vai Brasil, que está em processo de elaboração. No ano passado, as viagens tinham 12 cidades de partida para 36 destinos. Os destinos mais vendidos foram Fortaleza (CE) e Recife (PE). Destinos com estâncias hidrominerais como Caldas Novas (GO) e Termas do Gravatal (SC) também se destacaram. Entre os destinos de inverno, a Serra Gaúcha (RS) continua sendo a mais procurada.
O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do MTur, em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), como parceiro operacional, a ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade) e conta com o apoio da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Ministério da Previdência, Ministério do Trabalho, INSS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Órgãos Estaduais de Turismo das Unidades da Federação, Projeto Vai Brasil, SEBRAE e SESC.
(JA)
Comentários