Encontro Comercial Braztoa recebeu a visita de dois mil profissionais

Durante o evento as caravanas da Braztoa trouxeram ao encontro cerca de 700 pessoas de cidades do centro-oeste, sul e sudeste. O evento teve no destaque a criação

A 30a edição do Encontro Comercial Braztoa foi visitada por 2.239 profissionais de turismo em seus dois dias de realização. Com a participação de 1,1 mil expositores, o evento reuniu 3.339 pessoas no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

 

"Estamos quebrando um paradigma, mudamos a relação entre o agente e o operador dentro da feira", disse o presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, na coletiva de encerramento do 30o ECB. A substituição da tradicional folheteria dos operadores expositores pelo pen drive entregue na entrada do evento, com uma apresentação sobre o novo conceito da feira e o endereço para o hotsite, lançado no evento, foi a responsável pela mudança na relação entre operadores e agentes. "Era uma relação mais mecânica, onde o agente entregava seu cartão de visita e retirava o material no estande. Agora, ele se aproximou da mesa de trabalho, dos notebooks onde mostrávamos nosso site, e conversou de fato com o operador", disse o gerente geral da Eden Tours, Christian Montes.

 

A mudança recebeu elogios por parte dos operadores, mas também dos agentes."É um choque essa mudança do papel para a tecnologia, mas isso mostra como há ferramentas a serem desenvolvidas no mercado de turismo. Acho que a Braztoa está de parabéns pela iniciativa, especialmente porque inovar é arriscado",contou a representante da Nichele Turismo, de Curitiba, Adriani Nichele. Entre os expositores, a diretora do Instituto de Promoção do Turismo da Argentina no Brasil, Marcela Cuesta, também fez elogios ao evento."É a nossa quarta participação neste encontro e estamos muito satisfeitos com o resultado. Isso é facilmente demonstrado pelo fato de cada vez contarmos com mais empresas argentinas interessadas em participar do evento conosco", disse.

 

Em sua primeira participação no Encontro Braztoa, a Tursites, que desenvolveu o hotsite da entidade, fez balanço positivo."Foi uma excelente oportunidade para mostrar aos agentes a tecnologia que temos para ajudá-los. O hotsite foi um trabalho desenvolvido em cerca de três meses e que serve, fundamentalmente, ao agente de viagens, que encontra ali reunida a oferta de todos os operadores associados", explicou o diretor da empresa, Sergio Lima.

 

O presidente da Braztoa anunciou ainda algumas novidades para as edições dos ECB em 2009. O agendamento de visitas entre agentes e operadores é uma delas."Queremos criar um mecanismo no site para que os agentes possam pré-agendar suas visitas aos operadores, que serão realizadas em um espaço separado da feira, em mesas montadas para esse contato",explicou Barbosa. A utilização de mais um andar do Centro de Convenções Frei Caneca será outra novidade para a edição do ECB de março. "Vamos utilizar o quarto andar para os eventos paralelos à feira, ações como o Encontro de Conhecimento do Programa Viaja Mais Melhor Idade",completou o presidente da Braztoa.

 

(JA)