Energias e tecnologias para transição e descarbonização são destaques em feira

A feira, que contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e reuniu setor de biocombustíveis, em Brasília, apresentou soluções para a transição energética no Brasil, como o GLR - Gás Liquefeito Renovável, apresentado pela Copa Energia, com espaço assinado pela Avantgarde
Copa Energia com Avantgarde na Liderança Verde Brasil Expo

As maiores empresas públicas e privadas do setor de biocombustíveis, gás e energia elétrica estiveram reunidas durante a feira Liderança Verde Brasil Expo, evento que apresentou novas fontes energéticas e tecnologias para descarbonização em atividade no país, na última semana, em Brasília. Entre as soluções esteve o GLR – Gás Liquefeito Renovável, com emissões de carbono até 80% menores do que o GLP convencional, apresentada pela Copa Energia. Em um espaço projetado pela agência Avantgarde, a marca líder em distribuição de GLP na América Latina apresentou estudos e projetos para a transição energética brasileira.

Para apresentar as novas soluções da Copa Energia durante a feira, a Avantgarde desenvolveu toda a comunicação visual do espaço da marca, que incluiu a ambientação do estande de 20m2, cintas de botijão, cartaz, entre outros itens, além de um espaço para foto com o Presidente Lula formado por uma torre de botijões P13 – de gás de cozinha.

O Gás Liquefeito Renovável é uma alternativa ao GLP fóssil, que é obtido a partir do refino do petróleo e processamento do gás natural. Uma das formas de produção do GLR é feito a partir do HVO - Óleo Vegetal Hidrotratado e tem um menor impacto ambiental do que o GLP fóssil. A Copa Energia e a Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo a modelagem e otimização da cadeia de produção do GLR, já com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é o desenvolvimento de novas rotas de produção do GLR a partir do glicerol e etanol, sendo todos projetos aplicados no Brasil.

Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ainda a Lei do Combustível do Futuro (PL 528/2020), além de lançar o programa Gás para Todos, uma nova modalidade do programa Auxílio Gás da qual a Copa Energia é uma das principais parceiras. Considerado o maior e mais inovador programa de descarbonização da matriz de transportes e mobilidade do planeta, o Combustível do Futuro tem como objetivo consolidar o Brasil na liderança para uma transição energética justa e inclusiva.

Já o programa Gás para Todos é uma nova modalidade do programa Auxílio Gás, que atualmente distribui o benefício de R$ 102 para a compra de botijões de gás a aproximadamente 5,6 milhões de famílias. No lugar do valor em dinheiro, o novo programa pretende distribuir fisicamente os botijões de gás às famílias elegíveis, eliminando intermediários e garantindo que as famílias recebam o produto essencial. A expectativa é que o programa atenda até 20 milhões de famílias, um número superior ao do Auxílio Gás.

Fonte: Assessoria