Erótika Fair: o mais importante encontro de negócios do mercado erótico brasileiro

Realizada há 15 anos em São Paulo, a 19ª edição acontecerá em março de 2012, no Anhembi, e marca o início do processo de expansão e internacionalização do evento

Erótika Fair é o nome da tradicional feira erótica paulistana, eleita pela ABEME (Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual) o maior encontro de negócios do mercado erótico latino americano e quarta maior feira erótica do mundo, logo atrás de mercados como a China, Alemanha e Estados Unidos. Criada há 15 anos pelo publicitário Evaldo Shiroma, a 19ª edição da feira vai ocupar o Palácio de Convenções do Anhembi, um dos principais espaços para a realização de eventos corporativos da América Latina, de 22 a 25 de março de 2012, e promete inovar e propiciar a profissionalização e expansão do mercado erótico brasileiro.

A JL Feiras, Promoções e Eventos, promotora de Evaldo Shiroma que organiza a Erótika Fair desde sua primeira edição, fechou parceria com a Mastran Business Fairs, empresa com 20 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de eventos de negócios internacionais, parceria essa que está sendo fundamental para o processo de expansão e internacionalização do evento, que atraiu cerca de 20.000 pessoas em sua última edição, e cujo objetivo é aumentar este número em 50%. Assumindo, definitivamente, papel fundamental e representativo para o mercado adulto brasileiro, a 19ª Erótika Fair, filiada à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feiras), abrirá suas portas pela primeira vez para expositores internacionais, que trarão para o mercado brasileiro lançamentos de produtos e serviços em primeira mão. Fabricantes, importadores, distribuidores e lojistas nacionais também apresentarão aos empresários do setor e ao público final suas novidades para o ano de 2012. A Mastran leva os créditos pela mudança na identidade visual da Erótika Fair, bem como a criação e gerenciamento do novo site da Erótika Fair, que também fará um trabalho com as redes sociais, tanto antes da feira quanto dentro do pavilhão, onde será montada uma área para os blogueiros e “twitteiros” postarem as novidades diretamente de dentro do evento.

Idealizada em 1997 com o intuito de ampliar a movimentação do mercado erótico brasileiro e quebrar preconceitos, a Erótika Fair surgiu após Shiroma realizar uma pesquisa de mercado e constatar que 99% das mulheres que tinham intenção de entrar em uma sex shop não o faziam por medo ou vergonha. A primeira edição da feira contou apenas com 12 expositores e 8.000 participantes, número esse que vem aumentando significantemente a cada edição. Shiroma também é vice-presidente da ABEME, a Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico, criada em 2002 para unir as empresas e profissionais dos diferentes segmentos do setor erótico nacional, profissionalizando e fazendo crescer este mercado no país.

Sobre o mercado erótico brasileiro - O Brasil possui a quarta mais importante feira erótica do mundo, perdendo apenas para China, Alemanha e Estados Unidos, e a maior da América Latina, que é a Erótika Fair, e recentemente viu a criação de novos eventos e feiras eróticas pelo país. Isso é indicativo do grande interesse do brasileiro pelo assunto. Prova disso são os números divulgados pela ABEME, que revelam a geração de mais de 100 mil empregos direta ou indiretamente, sendo 80% das vagas preenchidas por mulheres. A comercialização de produtos eróticos cresceu 17% em 2010 com relação ao ano anterior, graças aos mais de 30 fabricantes e 50 distribuidores, que abastecem cerca de 60 mil consultores que realizam venda de porta-a-porta em todo o Brasil e aos mais de 10 mil pontos de venda em território brasileiro, que variam desde lojas de lingeries, sexshops e lojas virtuais a outros tipos de comércio que oferecem produtos sensuais, fornecendo cerca de 12 mil opções para o consumidor brasileiro. Os produtos importados representavam 80% do consumo, mas hoje em dia recuaram para 65% diante do bom desempenho de venda dos produtos nacionais, que são, em geral, de excelente qualidade e possuem preços acessíveis, mesmo se comparados aos chineses.

No último ano, o setor movimentou cerca de 1 bilhão de reais, comercializando cerca de 72 milhões de artigos sensuais e eróticos, sendo 58,2 somente da categoria de cosmética sensual nacional. Segundo a ABEME, o investimento em capacitação e profissionalização do setor é responsável pelo crescimento acentuado do mercado erótico brasileiro, que tem focado sua atenção também nas classes C e D, que sempre desejaram adquirir produtos sensuais e hoje têm à sua disposição mais de 50% dos itens com preços inferiores a R$ 50,00. Essa realidade tem chamado a atenção de investidores de todo o mundo, fazendo com que o Brasil seja olhado como uma futura potência do mercado erótico mundial.

SERVIÇO
19ª Erótika Fair - Feira Internacional de Produtos e Serviços para o Mercado Adulto

  • Data: de 22 a 25 de março, das 14h às 22h
  • Local: Palácio de Convenções do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana - São Paulo/SP
  • Ingressos: R$ 60,00
  • Informações: www.erotikafair.com.br
  • Censura: Proibido para menores de 18 anos