O escritório representa o primeiro passo para os grandes investimentos que o governo norte-americano devem fazer na cidade e no Estado nos próximos anos. “Esse centro vai permitir que os moradores do sul do Brasil encaminhem a documentação para a solicitação do visto sem precisar ir duas vezes até São Paulo. Só terão que ir até o consulado para a entrevista. Quem for renovar o visto poderá fazer todo o processo sem sair de Porto Alegre. É uma ação estratégica, um grande investimento que estamos fazendo nesta cidade”, afirmou o ministro conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. O ministro informou que a estimativa é de que 30 mil pessoas utilizem os serviços do escritório nos primeiros 12 meses.
Para o prefeito, a parceria com os Estados Unidos é muito importante para atrair investimentos e movimentar a economia. “Vamos dar todas as condições e apoio para a instalação deste escritório, e futuramente do consulado, em Porto Alegre. A volta da representação norte-americana para a Capital significa criar as condições para estreitarmos laços culturais e econômicos” destacou Fortunati. Todd Chapman ressaltou que os norte-americanos têm interesse em estimular negócios, acordos comerciais e a vinda de turistas ao Estado. “Vocês verão cada vez mais gringos por aqui”, concluiu.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o procurador geral do município, João Batista Link Figueira, e o coordenador de relações internacionais da prefeitura, Rodrigo Corradi.
Durante a visita oficial, o ministro perguntou sobre os preparativos para a Copa de 2014 e elogiou os investimentos em obras de mobilidade. Também disse ao prefeito que tirou oito dias de férias e vai passar esse período no Rio Grande do Sul. Como fica até sábado em Porto Alegre, foi convidado por Fortunati a prestigiar o desfile das escolas de samba do grupo especial do Carnaval de 2014.
Em outubro de 2013, Fortunati recebeu a futura cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre, Erin McConaha. Na ocasião ela afirmou que irá se dedicar à abertura do Consulado Geral dos EUA na capital, o que deverá ocorrer em 2015. A nova representação possibilitará aos gaúchos o encaminhamento do visto de viagem sem deslocamentos a outras capitais, como a ida a São Paulo, o consulado mais procurado pelos gaúchos.
O novo prédio fica na Avenida Assis Brasil, zona Norte da Capital, e será adaptado para cumprir as exigências de segurança e funcionalidade da diplomacia norte-americana. O Consulado norte-americano em Porto Alegre funcionou de 1918 a 1996 e foi fechado durante o governo de Bill Clinton.
Comentários