Uma das novidades trazidas na edição de 2024 do Fórum Eventos, o painel Quadra HADO levou ao público experiências imersivas e interativas da tecnologia HADO neste primeiro dia do Fórum, em São Paulo. Esporte eletrônico de alto impacto, o HADO vem minimizando a rejeição da tecnologia imersiva e promovendo experiências para team Building, visando melhorar e incentivar as relações sociais.
No painel, comandado por Juliano Kimura (Confraria Web3) e Vanessa Martin (VM Consultoria), foram abordados temas além da realidade aumentada, como liderança, trabalho em equipe, estratégia e conhecimento de mercado.
“Estratégia, mente aberta, experimentação, fazer diferente, tendências. Não é só um jogo, mas uma ferramenta corporativa para tornar o evento mais engajador e entender como são as pessoas. Essa jornada da tecnologia impactando a nossa área não vai parar”, afirmou Vanessa Martin.
Vanessa lembrou que a IA não é novidade, mas passou a impactar cada vez mais o dia a dia. “Nós quem decidimos quais ferramentas serão utilizadas no nosso evento, para que o nosso trabalho seja melhor. E precisamos conhecer cada uma delas. Tem que parar de não querer mudar, abrir-se ao novo para entender tudo o que temos de novidades, o que posso melhorar no meu projeto, que não conhecia antes. Usando ferramentas de IA é possível ganhar algo importante, tempo para fazer os somos bons, usar nossa criatividade”, lembrou.
A especialista comparou os gestores de eventos a maestros. “O maestro não sabe tocar todos os instrumentos, ele precisa saber fazer a regência, escolher o profissional que vai tocar o instrumento e fazer a harmonia. Entendam a tecnologia dentro dessa analogia: ela é um novo instrumento para o leque dos profissionais com quem se vai trabalhar. Você vai ser cobrado como maestro do seu projeto e esse projeto significa escolher o profissional necessário e como ele vai ser trabalhado”, enfatizou.
Para ela, a importância está na escolha da ferramenta correta. “Pode ser o HADO ou alguma outra. A conexão humana e a promoção de um sentimento de pertencimento são os pilares do design de eventos bem-sucedidos. Conexão humana é o nosso objetivo, a questão é o que mudou e como estamos estimulando essa conexão”, disse.
Durante o painel, participantes do Fórum Eventos foram convidados para experimentar o HADO. O esporte, que também utiliza a realidade mista, é apontado como o esporte eletrônico do futuro. A prática tem crescido especialmente na Ásia, onde as escolas têm adotado a tecnologia para a formação de seus estudantes, como uma excelente oportunidade de ter um primeiro contato com a internet imersiva, tendência global no qual toda a internet vai mudar para ser uma internet "espacial".
“Os eventos precisam se preparar para estar à frente dessa experiência de usuário com realidade mista em ambientes sobrepostos, onde existe um estande, mas, também há uma camada virtual que é vista através da tecnologia. Nos eventos presenciais hoje vemos pouco essa integração real versus virtual, mas a tendência é que essas experiências sejam cada vez mais intuitivas”, enfatiza Juliano Kimura.
O Fórum Eventos acontece nestes dias 29 e 30 de abril, no Tokio Marine Hall, em São Paulo, e reúne gestores de eventos das principais empresas nacionais, além de representantes de agências, promotores e organizadores de eventos, fornecedores de serviços e equipamentos, assim como destinos, hotéis e centro de convenções.
Comentários