A busca e a definição de indicadores, estudo da cadeira produtiva, da demanda, dos empregos, da renda e do número de negócios gerados, turismo como instrumento de inclusão social são alguns dos itens que passam pelo Observatório em favor da oferta de conhecimento para um melhor planejamento do segmento.
Na oportunidade, o titular da Pasta, Roberto de Lucena, ofereceu um panorama geral e otimista das potencialidades do turismo paulista, com ênfase na infraestrutura disponível em todo Estado. “Pelo turismo, que serve de instrumento de promoção, fixamos o homem em sua região, articulamos o desenvolvimento sustentável e provocamos a discussão sobre a acessibilidade que permite a prática do turismo entre todos”. Para o secretário, a união com a academia surge como um avanço, na medida em que os indicadores vão ensejar reais subsídios para a construção de planos diretores do turismo tanto em âmbito regional como estadual.
Para a coordenadora do Observatório, professora Telma Darn, “esta parceria constitui-se em um projeto ambicioso contemplando pesquisadores e alunos universitários que, com certeza, ampliarão o inventário estadual possibilitando um aumento dos indicadores da atividade turística”.
Também presentes nesta ação, o vice-reitor da UFSCAR, professor Adilson Jesus Aparecido de Oliveira e o secretário executivo do Conselho Estadual de Turismo, Márcio Santiago.
Comentários