Estado do Pará é destaque na Casa Brasil nas Olimpíadas 2024

Espaço dedicado ao Pará valoriza pontos turísticos de Belém, como o Theatro da Paz, o Ver-o-Peso, a região do Tapajós e incluirá até aulas de carimbó
Área externa da Casa Brasil

Segundo informações relatadas pela Agência Pará, as Olimpíadas de Paris 2024, que terá sua cerimônia de abertura oficial nesta sexta-feira (26) contará com a presença de Belém do Pará. A capital paraense, cidade sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), está entre os destinos que a Embratur selecionou para apresentar aos turistas internacionais na Casa Brasil, em Paris.

Em parceria, Embratur, Governo do Pará e Sebrae vão oferecer aos visitantes experiências imersivas com filmes, óculos de realidade virtual, objetos artísticos e até texturas e cheiros em instalações chamadas "cubos", que revelam a cultura e a natureza do Pará e da Amazônia, que prometem encantar o turista internacional que visitar a Casa Brasil na Cidade Luz. O cubo dedicado ao Pará destacará pontos turísticos de Belém, como o Theatro da Paz e o mercado Ver-o-Peso, e incluirá elementos tradicionais da Amazônia, como o açaí e a árvore samaumeira.

Os visitantes poderão tocar as escamas de pirarucu, sementes de açaí, cascas de cupuaçu e castanha-do-Pará, e participar de uma experiência virtual na Floresta Amazônica, na região do Tapajós, através de óculos de realidade virtual. Visitantes internacionais também assistirão a um filme em primeira pessoa, exibido em um painel vertical, que os levará a conhecer um pouco das ruas de Belém e a fazer um passeio de barco até a Ilha do Combu, onde poderão ver uma conversa entre um guia local e uma ribeirinha empreendedora de chocolate do projeto Mulheres da Floresta, do Instituto Dea Maiorana. 

Esta é uma oportunidade única para mostrar ao mundo o potencial turístico do Pará, que vai muito além das nossas belezas naturais. Queremos destacar também nossa gastronomia, nossa música, nossa dança e, principalmente, a sustentabilidade que permeia todas as nossas iniciativas. Ao levar um pouco do Pará para Paris, esperamos inspirar os visitantes a explorar nosso estado e a viver as experiências autênticas que só a Amazônia pode oferecer. Este é um passo importante para posicionar o Pará como um destino global, não apenas para o turismo, mas também como exemplo de integração entre desenvolvimento e preservação ambiental”, explicou o titular da Setur, Eduardo Costa.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, falou da ação durante os Jogos de Paris. “Diariamente, milhares de pessoas vão visitar a Casa Brasil e terão essa oportunidade de viver um pouco do deslumbramento que é o estado do Pará, que será sede da COP-30, é uma porta de entrada da Floresta Amazônica, e tem sua cultura e gastronomia como grandes ativos. Vamos convidar esses turistas internacionais a viverem experiências únicas, mostrar que praticamos um turismo que conjuga meio ambiente com sustentabilidade, que são temas importantes para o nosso país e também para o mercado europeu. É uma oportunidade única promover isso durante a Olimpíada”, concluiu.

Fonte: Agência Pará