Evento comemora o Dia Nacional do Fusca

Mesmo sob intensa garoa, o Dia Nacional do Fusca (20/01), foi comemorado com uma noite especial, que reuniu pouco mais de 70 modelos em impecável estado de conservação, prato cheio para os fãs dos clássicos Volkswagen. Quem esperava ver apenas uma fila de Fusquinhas expostos se surpreendeu e viajou no tempo. Para quem não os conhecia, vários modelos alemães, mexicanos e também outros representantes da linha com motor a ar estavam expostos na passarela do Sambódromo. Um dos mais raros era um Fusca Cabriolet em um tom de azul escuro e capota preta, um dos últimos fabricados na Alemanha, em 1978. O modelo chamou a atenção pelo fato de ser conversível e também pelos vidros, maiores do que os do modelo nacional. Outro Fusca sem capota era um amarelo, fabricado no Brasil e modificado por uma empresa de São Paulo na década de 1970. Um dos destaques do evento foi a Kombi 1961, a primeira de seis portas fabricadas no País. Com cor azul royal combinando com branco, cortinas típicas da época e placa preta, o utilitário chamou a atenção e ganhou lugar de destaque, já que é muito difícil ver uma perua dessas rodando em bom estado. Vale lembrar que a idéia da Volkswagen era atender principalmente às famílias, que eram maiores das décadas de 1960 e 1970. Mesmo não equipados com motor boxer refrigerado a ar, veículos da linha Passat e outros modelos da Volkswagen receberam aplausos do público na noite que homenageou o carro mais simpático do Brasil. Aliás, como dizia um comercial da época "O Fusca agradece as manifestações de carinho e apreço, e comunica que continua a fazer o que sabe, que é andar, andar, andar...."

 

(VB)