Um centro de convenções, quando bem planejado e estruturado, pode alavancar o turismo de negócios de uma região, contribuindo para que o segmento, no país, vá além do eixo Rio – São Paulo. Algumas localidades já descobriram isso e estão investindo em equipamentos de qualidade para a recepção de eventos de destaque. Um dos cases de sucesso neste ano foi o Expo Unimed Curitiba. O espaço, inaugurado em março, está com reservas até o ano de 2011 e já recebeu o Oscar dos eventos nacionais, o Prêmio Caio, contribuindo para manter Curitiba como a terceira cidade do Brasil que mais recebe turistas de negócios.
Desde março de 2008, o Expo Unimed Curitiba recebeu mais de 139 mil pessoas nos 56 eventos realizados até então. Foram 115 dias de ocupação recepcionando encontros, congressos e workshops nacionais e internacionais, nas áreas tecnológica e humana. Posicionado no mercado como um centro de eventos de perfil diferenciado pela mobilidade de seus espaços, o Expo Unimed Curitiba teve sua agenda lotada logo no 2º semestre do ano. O mais recente centro de convenções de Curitiba reforçou o turismo de negócios e eventos na cidade, setor responsável por 39,4% do fluxo de visitantes à capital paranaense, de acordo com pesquisa do Instituto Municipal de Turismo.
No último dia 4, o Prêmio Caio 2008 promoveu jantar de premiação para reconhecer e valorizar empresas e profissionais da indústria brasileira de eventos. O Expo Unimed Curitiba foi homenageado com o Troféu Jacaré na categoria de centro de convenções de médio porte da região sul. Para o diretor-executivo do mais recente espaço curitibano para eventos, Marcelo Franco, uma das características contribui para o sucesso do Expo Unimed Curitiba é seu posicionamento perante o mercado de eventos. “Nós não competimos com eventos voltados para um público maior do que 4 mil pessoas. O Expo Unimed Curitiba tem um perfil bem definido e diferenciais”, completa Franco.
Entre os diferenciais que têm atraído eventos de destaque ao Expo Unimed Curitiba estão a mobilidade de seus espaços (com paredes removíveis e salas modulares que possibilitam a criação de espaços flexíveis, adaptados conforme as necessidades do evento) e a possibilidade de se usufruir da estrutura do câmpus da Universidade Positivo (com dois teatros – de 2,4 mil e de 714 lugares – , ginásio de esportes, clínicas e laboratórios).
Para um centro de convenções de qualidade
Para o presidente da Academia Brasileira de Eventos (Abrasel), Roosevelt Hamam, existe uma tendência à segmentação constante dos eventos, tornando os centros de convenções de médio porte (com capacidade de suporte de 600 a 2 mil pessoas) cada vez mais importantes no cenário do turismo atual. “Para tanto, é necessário que os centros de convenções deste perfil tenham infra-estrutura de primeira, ou seja, instalações apropriadas, a melhor iluminação, som, salas adequadas e, principalmente, profissionalização”, acrescenta Roosevelt.
Sérgio Junqueira Filho, diretor-geral do Prêmio Caio, declarou, durante a abertura do jantar de premiação, no dia 4, que é fundamental para um centro de convenções manter sua equipe em constante aperfeiçoamento e atualização. “É importante treinar, estimular e promover o desenvolvimento nos centros de convenções. Precisamos investir apesar da crise, pois o medo dela é o que pode afetar a nossa economia”, declara Junqueira. Ele ressalta que a qualidade dos centros de eventos fora do eixo Rio - São Paulo já é uma realidade. “Os demais estados estão amadurecendo e colhendo os frutos desse trabalho”, ressalta o diretor.
Também durante o Prêmio Caio 2008, o diretor-executivo da UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feiras), Armando Campos Mello, ressaltou que, para que uma região se desenvolva no setor de turismo de negócios é fundamental haver equipamentos indutores para a realização de eventos e produtores locais para que eles se mantenham. “No caso do Paraná, ele sempre teve condições de ser um estado relevante no turismo de negócios nacional, mas só ganhou força no setor após a instalação de centros de eventos de qualidade”, comenta Armando.
Prêmio Caio
O Prêmio Caio foi criado em 1999 com o objetivo de promover, difundir e aprimorar a utilização de uma das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing à disposição das empresas: a promoção comercial, o marketing promocional, o turismo de negócios e os eventos. Para tanto, anualmente, a premiação reúne, na cidade de São Paulo, empresas e entidades de todo o país para uma noite de homenagens e premiações.
A premiação é realizada pela Expo Editores e gerida pela ABEVENTOS – Academia Brasileira de Eventos, ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; ABRACCEF - Associação Brasileira dos Centros de Convenções e Feiras; AMPRO – Associação de Marketing Promocional e CBC&VB – Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux. A premiação ainda recebe o apoio oficial de 21 entidades representativas do setor.
A festa de entrega do Prêmio Caio 2008 aconteceu no Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de dezembro.
Expo Unimed Curitiba
Centro de Eventos localizado no câmpus de uma das mais importantes instituições de Educação Superior do Brasil – a Universidade Positivo, em Curitiba (PR). O Expo Unimed Curitiba foi projetado com mais de 8,3 mil m2 de área construída para recepcionar exposições, eventos empresariais, feiras tecnológicas, congressos científicos, entre outros eventos de destaque no cenário nacional e internacional. O complexo apresenta duas asas principais, separadas por um átrio de acesso e recepção. As asas possuem paredes removíveis e salas modulares que possibilitam a criação de espaços flexíveis, adaptados conforme as necessidades do evento.
O Expo Unimed Curitiba conta ainda com estacionamentos com capacidade para mais de 2 mil veículos, restaurante, total infra-estrutura tecnológica, docas para carga e descarga de até 15 caminhões simultaneamente e demais serviços de apoio. Junto ao Expo Unimed Curitiba, encontram-se o Teatro Positivo – Grande Auditório (o maior do Paraná, com 2,4 mil lugares) e o Teatro Positivo – Pequeno Auditório (com 714 lugares).
(VB)

Comentários