Para quem não crê na história que doar lacres de alumínio das latas de bebida pode render cadeiras de rodas, os 21 equipamentos já entregues pela Renovias a 13 entidades assistenciais da região de Campinas provam que esse tipo de campanha existe e é realizada com seriedade. Desde o ano passado, quando o projeto foi lançado em escolas públicas de Mogi Guaçu, a Renovias recolheu mais de 4 milhões de lacres, auxiliando deficientes físicos e pessoas com dificuldade de locomoção. Para intensificar a ação socioeducativa, a Renovias decidiu envolver os grandes eventos realizados em sua área de concessão, como a Expoflora, por exemplo, multiplicando não só a coleta dos lacres, mas, principalmente, a conscientização da população.
A Expoflora, maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina, será realizada de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h, em Holambra. A expectativa é que o evento atraia cerca de 300 mil visitantes. Se cada um deles consumir apenas uma bebida e depositar o lacre da latinha em um dos coletores instalados nas praças de alimentação, o dinheiro arrecadado com a venda desse alumínio será suficiente para a compra de quase duas cadeiras de roda.
O Econauta, mascote das ações de sustentabilidade da Renovias, incentiva os visitantes da Expoflora a doarem os lacres de alumínio
Parece pouco, mas a ação envolve apenas o pequeno lacre que, em vez de encaminhar para a reciclagem, muita gente prefere jogar no lixo comum, cujo destino são os aterros sanitários. Isoladamente podem não ser tão ofensivos ao meio ambiente, mas, em quantidade, prejudicam muito a natureza. De acordo com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o tempo de decomposição do alumínio varia de 100 a 500 anos. Além disso, o reaproveitamento de cada tonelada de alumínio evita a extração de cinco toneladas de bauxita, além de economizar 95% de energia elétrica.
O valor de uma cadeira de rodas equivale à coleta de 140 garrafas pets que comportam, cerca de 1.500 lacres. Na Expoflora os coletores dos lacres estarão instalados nas 16 lanchonetes, nos quatro restaurantes e nos dois quiosques que comercializam bebidas em lata, além de dois grandes recipientes nas duas praças de alimentação. O Econauta, mascote das ações de sustentabilidade da Renovias, estará no evento para um trabalho de conscientização ambiental e para incentivar a doação dos lacres de alumínio. Folhetos explicativos da campanha serão distribuídos nas praças de pedágio da Renovias junto com produtos Ypê, empresa patrocinadora do evento.
“A coleta de lacres de latas de alumínio é uma iniciativa simples e de grande importância. É uma ação sustentável, porque reutiliza o alumínio. Também é social, pois proporciona a doação de cadeiras de rodas para entidades assistenciais. A parceria com a Expoflora para difundir esse projeto certamente é muito positiva, pois o evento reúne milhares de visitantes de diversas partes do Brasil”, destacou Roberto de Barros Calixto, presidente da Renovias.
As 21 cadeiras de rodas foram doadas para 13 entidades assistenciais que atuam em Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Águas da Prata, Casa Branca, Mococa e Vargem Grande do Sul. Para adquiri-las, nas campanhas realizadas pela Ronovias foram recolhidos mais de 680 kg de alumínio, apenas com a coleta dos lacres das latinhas
A coleta dos lacres é apenas uma das ações do amplo Projeto de Sustentabilidade da Renovias. O material recolhido é vendido para a empresa TGATech, sendo toda a receita revertida para a compra das cadeiras de rodas doadas às entidades. Após a Expoflora, os interessados também podem contribuir com a campanha. Informações sobre os postos de coleta pelo telefone (19) 3814-2000 (ramal 2600), ou pelo e-mail econauta@renovias.com.br.
Sustentabilidade - Ações de sustentabilidade são incentivadas na Expoflora em suas mais diversas atrações. Na exposição de Arranjos Florais e na Mostra de Paisagismo e Jardinagem, por exemplo, os decoradores, arquitetos, engenheiros agrônomos e designer de interiores, entre outros, dão bons exemplos ao sugerirem ao público a utilização de vasos biodegradáveis, de fibra de coco, de folha de bananeira, feitos com garrafas pet e de vidro, ou, ainda, a criar móveis produzidos a partir de pallets, madeira de demolição ou reflorestamento. Também são incentivas práticas sustentáveis, como o uso da compostagem, que aproveita folhas, galhos de árvores e resíduos do próprio jardim como adubo orgânico.
Serviço:
31ª Expoflora
Data: de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140
Ingressos R$ 30,00. Crianças de até cinco anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam.
Informações sobre a Expoflora: 19 3802-1421 - expoflora@expoflora.com.br
Comentários