Exposição We Speak Footbal é lançada no Brasil

Exposição percorrerá o mundo pelos próximos anos até chegar a Doha, no Catar, durante a realização da Copa de 2022.












A história e a arte do esporte mais popular do planeta irão percorrer o mundo, e a primeira passagem é aqui, no Brasil. WE SPEAK FOOTBALL (do inglês, Nós Falamos Futebol), a maior exposição itinerante sobre o tema já realizada em todos os tempos, será oficialmente aberta ao público em 3 de julho, e, até 19 de outubro, apresentará aos visitantes da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa (PB), objetos, imagens, vídeos e atrações interativas que representam a paixão que o futebol desperta nos cinco continentes. Tudo isso espalhado por mais de 1,5 mil metros quadrados de exposição. A entrada é gratuita.

“O futebol é o esporte mais popular do mundo, é parte das nossas vidas e reflete a diversidade cultural de cada país. Nós estamos orgulhosos pela oportunidade de iniciar essa exposição pelo Brasil”, celebra o diretor do 3-2-1 Qatar Olympic and Sport Museum, Christian Wacker.

Em WE SPEAK FOOTBALL o futebol é refletido como um fenômeno global, no qual a pluralidade da comunidade mundial está inserida. “O futebol une milhões de pessoas em todo o mundo, não importando a idade, nacionalidade e cultura. É mais que um simples esporte, é uma parte importante da cultura global, capaz de unir o mundo todo”, afirma Kevin Moore, diretor do National Football Museum. “Mesmo pessoas que não falam o mesmo idioma compartilham a linguagem do futebol”, completa.

Rica em recursos audiovisuais, WE SPEAK FOOTBALL prevê uma incomparável experiência interativa. Além de exibir relíquias dos mais de 150 anos do futebol mundial, o evento convidará o público a explorar os aspectos culturais do esporte; vivenciar os melhores gols e as mais bonitas jogadas; sentir a pressão que é bater um pênalti e a experiência de sentir-se dentro dos maiores estádios do mundo.

João Pessoa

Para a alegria dos paraibanos, os organizadores identificaram em João Pessoa (PB) o local perfeito para abrigar esse grande espetáculo cultural e esportivo. A exposição ficará em uma das mais belas obras arquitetônicas da cidade, o complexo Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, projetada por Oscar Niemeyer.

O objetivo é que o evento também deixe um legado para a comunidade local. Assim, serão oferecidas uma série de atividades, incluindo palestras sobre os aspectos socioculturais do esporte, bem como eventos envolvendo a comunidade local, programas educativos e oportunidades de aperfeiçoamento profissional.

“Estamos muito orgulhosos de trazer para o Brasil uma experiência tão grandiosa”, afirma o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. “João Pessoa tem uma localização privilegiada entre o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Ceará, estados com cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo”, explica. “É mais do que um compromisso firmado entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, o 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum e o National Football Museum, de Manchester. É sobretudo um compromisso com o turismo, com a cultura, o cidadão, a imagem da cidade, os estudantes, famílias e visitantes de João Pessoa que poderão inaugurar a maior exposição de futebol já vista em todo o mundo”, completa.

A mostra viajará um novo país a cada ano, até chegar a Doha, no Catar, durante a Copa do Mundo FIFA 2022. A exposição passará também por Canadá (2015), França (2016), Alemanha (2017), Rússia (2018), Japão (2019), Inglaterra (2020) e Coreia do Sul (2021).

Sobre o evento:

We Speak Football, é uma iniciativa do 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum e do National Football Museum, Reino Unido. A exposição é parte do programa de intercâmbio de atividades culturais Qatar Brazil 2014, organizado pelo Qatar Museums Authority. Para mais informações, visite: wespeakfootball.org

A EXPOSIÇÃO

Primeiro Tempo: um esporte celebrado mundialmente

Assim como em uma partida de futebol, a exposição será dividida em dois tempos. No primeiro, o espectador poderá passear por cinco ambientes: História, Craques da Bola, Copa do Mundo FIFA, Torcedores e A Arte do Futebol. Já na etapa final, será o momento de calçar as chuteiras e testar as habilidades em uma variada gama de atrações interativas, disponíveis no local.

História

Nesta seção, os 150 anos do futebol são contados em seis filmes e relíquias. Algumas delas: a bola da partida final da Copa do Mundo de 1930, a réplica do troféu Jules Rimet, acessórios usados por jogadores ingleses no século XIX, a reprodução do primeiro livro de regras da Football Association, escrito em 1863 e que deu origem ao futebol moderno; além de objetos peculiares, como uma bola de futebol feita a partir de uma saca de milho e a “One World”, considerada a bola indestrutível.

Um dos destaques são itens usados pelo Islington Corinthians em sua incrível turnê mundial realizada em 1937. Durante mais de 90 dias viajando pela Europa e Ásia, os jogadores do extinto clube inglês (que nada tem a ver Corinthian Football Club, inspirador do homônimo brasileiro) sofreram vários percalços. Entre eles, um ataque militar do exército britânico enquanto sobrevoavam o território do Afeganistão; e uma caçada da polícia de Hong Kong numa visita a uma casa de ópio.

Craques da Bola

Área dedicada a 11 grandes jogadores que abrilhantaram os campos de futebol: Pelé (Brasil), Maradona (Argentina), Zidane (França), Franz Beckenbauer (Alemanha), Paolo Maldini (Itália), Férenc Puskas (Hungria), Johan Cruyff (Holanda), Alfredo Di Stéfano (Argentina/Espanha), Lev Yashin (URSS/ Rússia), Eusébio (Portugal) e a ex-atacante Mia Hamm (EUA).

Além de imagens com lances geniais e acessórios utilizados por eles, o espaço também fala sobre a origem humilde de muitos desses craques e como suas vidas foram transformadas pelo futebol. Em uma tela interativa, os visitantes também poderão votar em qual jogador da atualidade gostariam que se tornasse o futuro superstar do futebol.

Copa do Mundo FIFA

Momentos emblemáticos e os craques que fizeram desta competição o maior evento esportivo do mundo. Usando telas interativas, os visitantes poderão saber mais sobre cada edição da Copa do Mundo, incluindo o torneio feminino, com um quiz interativo. Depois ainda poderão assistir a um filme com imagens de arquivo inéditas no Brasil. Também serão exibidos objetos raros de cada torneio, como as medalhas da Copa do Mundo de 1930.

Torcedores

Os visitantes poderão ouvir os gritos e sentir a vibração do estádio com algumas das torcidas mais fanáticas do mundo, do Maracanã ao Anfield Road (Liverpool-ING), do Azteca (Cidade do México-MEX) ao Soccer City. No centro, os fãs podem criar seus próprios hinos e fazer “holas”.

A Arte do Futebol

A variedade, a beleza, o humor e a sofisticação da Coleção FIFA do National Football Museum, ilustrando como o futebol tem sido representado nas artes e na cultura. Organizada por Harry Langton, a coleção mostra o crescimento da popularidade do esporte a partir de 1860. Com raízes nas ruas e escolas públicas, o futebol tornou-se um produto de massa nos anos 20. Um ambiente nostálgico e informativo, que agradará a todos os públicos.

Segundo Tempo: Jogue Futebol

Na segunda metade da exposição, os visitantes terão a chance de testar suas habilidades com uma variada gama de jogos, como disputas de pênaltis, fliperama e brinquedos saudosos como os jogos de botão.

Para fechar a partida, podem assistir a um vídeo com uma seleção dos maiores momentos do futebol mundial.

SERVIÇO:

WE SPEAK FOOTBALL

Período em exposição: de 3 de julho a 19 de outubro de 2014

Horário de visitas:

Segunda-feira: fechado

Terça à sexta-feira: 9h às 21h

Sábado e domingo: 10h às 21h

Local: Av. João Cirillo da Silva, S/N- Altiplano Cabo Branco

Entrada: Gratuita

Sobre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 3 de julho de 2008. O complexo possui mais de 8.500m² de área construída no bairro do Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, na Paraíba. A Estação tem a missão de promover a inclusão social por meio da educação. Além da proposta cultural, a Estação se apresenta como ponto turístico e cartão–postal da cidade. Visite: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco/

Sobre o 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum

Visitar 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum será uma experiência fascinante, com exposições interativas e inesquecíveis, objetos inspiradores e áreas de atividades excepcionais. O museu será constantemente atualizado e foi projetado para educar e entreter, disponibilizando o que há de melhor no mundo dos esportes. Nossos visitantes sairão inspirados e estimulados a praticar esportes todos os dias. O museu mostra ao mundo que o esporte e o Catar estão fortemente ligados. Como um pivô local e um polo mundial, o 3-2-1 atrairá públicos diversos, desde estudantes, famílias à turistas, bem como pesquisadores acadêmicos. Como centro nacional e internacional amplamente reconhecido nas áreas de história, patrimônio e informação sobre esportes, o 3-2-1 promove e encoraja a pesquisa acadêmica. O 3-2-1 faz parte da Olympic Museum Network, que atualmente reúne 22 museus olímpicos no mundo todo.

Sobre o National Football Museum, Manchester

O National Football Museum é o principal museu do gênero no mundo. Ele cuida de mais de 140 mil objetos e é a sede permanente da ‘Coleção FIFA’. O objetivo do Museu é explicar como e por qual motivo o futebol tornou-se um jogo popular e uma parte fundamental do património e cultura da Inglaterra. Também visa a explicar por que a Inglaterra é o berço do esporte mais popular do mundo. Desde 2012, graças ao financiamento do Manchester City Council e do ERDF, o museu foi instalado no Manchester City Centre. Anualmente, mais de 450 mil visitantes nacionais e internacionais viajam para Manchester para conhecer a vasta coleção do Museu. Visite: www.nationalfootballmuseum.com