FITUR 2025: Brasil substitui o México como 'País Parceiro'

A Feira Internacional de Turismo (FITUR) acontece entre 22 a 26 de janeiro de 2025, em Madrid
Brasil é o país parceiro da FITUR 2025

Segundo o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Indústria e Turismo – Turismo da Espanha, está confirmado que o Brasil será o “País Parceiro” da Feira Internacional de Turismo (FITUR) 2025, em vez do México. A decisão foi tomada devido à delicada situação nas relações entre o novo governo do México e o da Espanha, o que levou as autoridades mexicanas a retirarem a sua proposta de serem protagonistas nesta edição do evento.

O anúncio oficial será feito em breve pela IFEMA MADRID, organizadores da FITUR, em conjunto com uma representação do Ministério do Turismo do Brasil. Com esta mudança, o Brasil assume papel de destaque em uma das feiras mais importantes do setor turístico mundial, que será realizada em Madrid de 22 a 26 de janeiro de 2025.

A designação de país parceiro na FITUR oferece uma plataforma estratégica a nível internacional para o país escolhido, pois permite apresentar a sua oferta turística num espaço privilegiado, com maior visibilidade e destaque ao longo da feira. Esta nomeação representa uma oportunidade única para o Brasil, não só para promover os seus destinos turísticos, mas também para fortalecer as suas relações com outros mercados internacionais e atrair investimentos para o seu setor turístico.

O Brasil, reconhecido por sua vasta riqueza natural e cultural, aproveitará a ocasião para destacar seus grandes atrativos, entre os quais estão a floresta amazônica, o Pantanal, suas praias paradisíacas e seu patrimônio cultural, incluindo o Carnaval e suas manifestações artísticas e gastronômicas . Além disso, esse destaque como país parceiro permitirá promover sua estratégia de turismo sustentável, uma das grandes apostas do governo brasileiro para os próximos anos.

Por outro lado, esta decisão realça a complexidade das atuais relações entre o México e Espanha. Embora o México planejasse ser o país parceiro da FITUR 2025, a recente situação diplomática influenciou o cancelamento da sua participação nesta função. Apesar disso, ambos os países mantêm presença no evento, embora em circunstâncias diferentes.

A FITUR 2025 surge como uma edição chave para a reativação do turismo internacional, que registrou um crescimento notável após os efeitos da pandemia. Com a incorporação do Brasil como país parceiro, esta feira deverá ser um importante palco para a promoção do turismo na América Latina e o fortalecimento das relações entre a região e a Europa. A edição deverá bater um novo recorde com a participação de mais de 900 empresas de 152 países, 153.000 visitantes – dos quais mais de 50% são profissionais do setor – e mais de 6.000 meios de comunicação especializados de todo o mundo.

MÉXICO PARTICIPA DA FITUR 2025 COM GRANDE PRESENÇA EMPRESARIAL

A presença significativa do México no Pavilhão das Américas apresentará o maior espaço de exposição de sua história. O anúncio foi feito pelo Ministério do Turismo do México, que afirmou que o país reunirá a maior representação de estados do país, com uma exposição de destaque da oferta turística do país. Isto irá “proporcionar a oportunidade de promover a riqueza cultural, patrimonial e gastronómica das 32 entidades do país a mais de 150 países participantes da FITUR, bem como aos operadores do sector do turismo global”.

Além disso, no que diz respeito ao papel de País Parceiro da Feira, o Ministério do Turismo do México transmitiu à IFEMA MADRID o seu interesse em ocupar a posição de País Parceiro da FITUR em 2026. Esta colaboração especial aumentaria a projeção internacional do México como destino preferencial, incentivando mais visitantes. ao país, bem como reforçar a sua posição como potência turística global, graças ao impacto e influência global que exerce a Feira Internacional de Turismo FITUR.

Fonte: Assessoria