O Brasil se despede hoje do mago do marketing promocional Jorge Emílio Medauar Junior, ou como era mais conhecido no mercado, Jorginho Medauar.
Jorginho lutava contra um câncer desde agosto de 2023. Profissional reconhecido no mercado, com passagens por Incentive House, Grupo Privia, MCI Brasil, Jorginho foi presidente do Instituto da Felicidade.
Durante a pandemia criou a Coopera Cria, agência que reuniu profissionais free lancers, dando perspectiva profissional e financeira para pessoas que tiveram suas carreiras impactadas naquele período.
Colaborador assíduo do Grupo Conecta Eventos, nos último anos assinou diversos projetos da empresa. Entre outros trabalhos, foi responsável pelas campanhas de Prêmio Caio e Fórum Eventos nos últimos anos.
TRAJETÓRIA
Nascido em Pernambuco, filho do poeta Jorge Medauar, Jorginho passou a infância em Ilhéus, na Bahia, onde através da influência de seu pai, conviveu com a nata da cultura baiana, entre escritores, publicitários e artistas, como Jorge Amado, Zélia Gatai, entre outros.
"Ainda quando criança [em Ilhéus] fiz do mar meu refúgio. Era lá que encontrava o lugar perfeito para escrever minhas poesias, foi assim que eu aprendi a transformar a areia da praia em caderno", afirmou em entrevista de capa na edição 45 da Revista Eventos.
Começou a atuar em Comunicação aos 15 anos de idade, no Jornal da Tarde de Ilhéus. Logo seu texto começou a chamar atenção das agências de publicidade, quando foi convidado para trabalhar na CBBA (Castelo Branco Borges & Associados), onde permaneceu até os 20 anos de idade. Logo foi reconhecido, conquistando premiações em Salvador por suas campanhas. "Depois fui adotado pela Publivendas, e me apaixonei pelo setor".Em 1993, já em São Paulo, entrou para o time de feras da Incentive House, uma das pioneiras no marketing de incentivo no Brasil. Após mais de 20 anos na empresa, deixou a Incentive House como Diretor de Criação.
Como Diretor de Criação da Incentive House, Medauar fez uma de suas primeiras (e brilhantes) contribuições para o Prêmio Caio: ele assinou a campanha da edição de 2004, que que revolucionou a comunicação do "Oscar dos Eventos" com o mercado.
Após sua saída da Incentive House, passou a colaborar com algumas das principais empresas de live marketing do país, como RST Com, Grupo Privia e MCI Brasil.
Em 2020, durante a crise da pandemia do Covid-19, fundou a Coopera Cria, em suas palavras, "a primeira startup de comunicação e Live Marketing com propósito". Como o lema "Qualidade de agência com preço de freelancer", Jorginho criou a Coopera Cria reunindo profissionais altamente qualificados do ramo de comunicação, Live Marketing e eventos, que naquele momento estavam sendo altamente impactados pelos efeitos financeiros e emocionais da pandemia: diretores de arte, produtores de vídeo, planners, redes sociais, redatores, organizadores de eventos, entre outros.
A partir de 2023 a Coopera Cria passou a ser a agência oficial do Grupo Conecta Eventos, com Jorginho assinando as campanhas do Prêmio Caio 2022 e 2023, do Fórum Eventos 2023, entre outros.
Além da Coopera Cria, nos últimos anos Jorginho Medauar Jr. vinha atuando individualmente com algumas das principais agências de Live Marketing e incentivo do país, como a Expertise Group e Nossa Praia.
DESPEDIDA
Medauar faleceu em João Pessoa, na Paraíba, ao lado da esposa Carla, do filho Caio, da irmã Matilde.
Jorginho será cremado ainda nesta quarta-feira,(07.02) e, conforme seu desejo, terá suas cinzas espalhadas no mar.
A família Conecta Eventos manifesta apoio e condolências aos familiares e amigos.
“Deus me fez pequeno, para eu saber a medida que sou.
Eu sou um pouquinho de cada coisa que vivi, sonhei e desejei.”, do Grande Jorginho Medauar Jr.
A cerimônia de cremação será realizada no Crematório Caminho da Paz em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa/PB, cidade que Jorginho escolheu para viver os últimos anos. A cerimônia de cremação está marcada para às 18h desta quarta-feira, 07.02.
Comentários