Faturamento do 1º semestre de 2024 é afetado pelo dólar e rodoviário é destaque

Pesquisa da Abracorp mostra a consolidação da Latam nas aéreas
Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp

O faturamento do setor de viagens corporativas alcançou R$ 6,863 bilhões no primeiro semestre deste ano, alta de 5% em relação ao mesmo período de 2023 e de 19% acima a 2109 (antes da pandemia da Covid-19), quando registrou R$ 5,570 bilhões.

Esse é um dos destaques do levantamento da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que mensalmente verifica o desempenho de 11 segmentos do setor. “O resultado do primeiro semestre poderia ser melhor, principalmente no setor aéreo. Dois fatores interferiram nesse resultado: a instabilidade no país e a alta do dólar nos últimos meses”, conforme Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp.

Ainda é prematuro faremos uma previsão para o segundo semestre. A economia está instável e o dólar sofrendo oscilações importantes. Porém, o número de transações, principalmente no segmento aéreo, não deverá ser superior ao período pré-pandemia”, afirma Machado.

Em junho de 2024, o setor faturou R$ 1,146 bilhão, alta de 4,5% em comparação a R$ 1,096 bilhão em 2023, e de 35% ante os R$ 848 milhões em 2019. Locação de veículos faturou no mês R$ 32,798 milhões, comparado a R$ 30,771 milhões em junho de 2023, o que indica um movimento de alta nesse setor. Os estudos da Abracorp demonstram que em junho a Localiza perdeu 5% de seu share em diárias, caindo de 74,6% para 66,7%. Já a Movida cresce 42%, movimento que vem se repetindo nos últimos três meses.

O grande destaque do primeiro semestre foi o serviço rodoviário, que faturou R$ 27 milhões, um forte aumento principalmente em relação a 2109, quando somou apenas R$ 4 milhões. No ano passado, o faturamento alcançou R$ 20 milhões. “Sem dúvida, esse foi um setor que se modificou em assumiu um espaço importante no nosso setor diante do aumento dos preços das passagens aéreas”, avalia Machado.

O setor aéreo, em junho, faturou em voos nacionais R$ 447 milhões informa a Abracorp. Seguindo uma tendência, houve uma consolidação de posições no primeiro semestre e entre as companhias aéreas. Em faturamento, no mês, em trechos nacional, por exemplo, a Latam aparece com 38% do market share, seguido pela Azul com 31,10% e GOL com 31%.

Confira abaixo imagens com os dados: 

FATURAMENTO 1 SEMESTRE 2024/2023/2022/2019 - COMPARATIVO POR LINHA
FATURAMENTO JUNHO 2024/ 2023/2022/2019 - COMPARATIVO POR LINHA
FATURAMENTO MENSAL 2024


Fonte: Letras & Fatos