Festa marca lançamento do Festival de Turismo de Gramado 2012

Os diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi receberam os cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, imprensa e autoridades, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.

Assim como em anos anteriores, cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, imprensa e autoridades estiveram presentes ontem, dia 9 de outubro, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, para o lançamento do 24º Festival do Turismo de Gramado (Festuris), que acontece de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Os diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi comandaram as atrações da noite.

Consolidada entre as mais importantes feiras de negócios para o mercado business to business, o Festuris deve reunir 14 mil profissionais de toda a América do Sul, entre empresários, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 40 países. A previsão é de ultrapassar 360 expositores e 2 mil marcas.

O festival já apresenta números expressivos em sua área comercializada. A dois meses do evento – que se realizará de 22 a 25 de novembro – 95% do espaço físico de 17 mil metros quadrados, no centro de feiras Serra Park, já está garantido para os expositores. “O mundo está voltando os olhos para o Brasil. Nós temos um forte mercado consumidor. Mas também queremos atrair turistas e a cidade de Gramado é um exemplo do bem receber”, ressalta Marcus Rossi.

Novidades

Este ano o Festuris irá promover o lançamento de dois salões: de acessibilidade e de enoturismo. Para a primeira será instalado um elevador até a Sala de Imprensa Joana Palhares e disponibilizado cadeiras de rodas motorizadas pela empresa Ortobras durante a feira.

O diretor do Festuris Eduardo Zorzanello recorda que em 2011 já houve uma preocupação com a colocação de corredores mais largos e rampas, além da contratação de pessoas portadoras de deficiência. “Com o Salão da Acessibilidade, mais uma vez nos mostramos vanguardistas, antecipando uma tendência que vai atingir todo o mercado do turismo”, avalia.

Ele ainda aposta que o salão vai favorecer a realização de novos negócios e proporcionar mais conhecimento aos expositores. “Também queremos estimulá-los a promover todo e qualquer tipo de adaptação para o turismo acessível em seus estandes.” “Cada vez mais percebemos a importância que os países dão à acessibilidade no turismo”, comenta a diretora do Festuris Marta Rossi.

“Estamos às portas de grandes eventos mundiais, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas a preparação de hotéis e espaços públicos e privados ainda deixa muito a desejar”, ressalta ela. Somente no País, são 45 milhões de pessoas portadoras de alguma deficiência, sem considerar idosos, gestantes e crianças.

Também seguindo a tendência do mercado, ocorrerá o Salão de Enoturismo, promovido pelo Sebrae/RS, com a participação do governo do Estado, através das secretarias de Turismo e Agricultura e apoio institucional do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O salão, que será montado no segundo pavilhão do Serra Park, é totalmente temático.

Nele, produtores de vinhos finos farão a aposta no mercado do turismo, apresentando seus produtos a compradores nacionais e internacionais. Segundo a consultora do Sebrae/RS Luciana Thomé, a iniciativa fará com que os produtores das áreas rurais participem da iniciativa.

Presenças nacionais e internacionais

Presidentes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) de 14 Estados confirmaram presença no Festival do Turismo de Gramado (Festuris). A comitiva, que será recebida pelos representantes da entidade gaúcha, irá promover seus destinos e aproveitar para conhecer os atrativos de Gramado e do Rio Grande do Sul. Além dos presidentes, duas caravanas, de Goiás e Pará – em um total de 60 agentes de viagens – estarão na feira.

Foram confirmados os dirigentes das Abavs do Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe. “Estamos fazendo a integração com outros estados, discutindo o dia-a-dia das atividades. Também é um espaço para discussão”, informa a presidente da Abav/RS, Rita Vasconcellos.

A 24ª edição do Festival de Turismo de Gramado receberá cerca de 250 convidados de 16 países. As caravanas terão origem dos seguintes países: Espanha, Alemanha, Itália, Áustria, Suécia, França, Estados Unidos, Peru, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Chile, Uruguai, Bolívia, Panamá e República Dominicana. Para os diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius, dessa forma abrem-se as portas para fomentar negócios mundiais. “O Festuris abriu as portas para o turismo internacional. A feira acompanhou a consolidação da cidade como um dos grandes destinos do país”, acrescentou Rosa Helena Volk (PP) é a nova secretária de Turismo de Gramado. As parceiras oficiais do festival neste ano são as aéreas Tam e Tap.