O evento que reúne trade turístico do Brasil, América Latina e Europa já tem praticamente esgotadas a comercialização dos stands
O Festival do Turismo de Gramado, que completa 20 anos está praticamente com as suas vendas esgotadas. O evento que acontece nos dias 13 e 16 de novembro, no Serra Park, no Rio Grande do Sul, reúne investidores de diversos países da América Latina, Europa e Ásia, com variedades de produtos em negociação, que vendem o Brasil e destinos de outros continentes.
Faltando pouco mais de três meses para o início da 20ª edição do festival, apenas 3% dos stands ainda estão disponíveis para comercialização. Quem menciona tal desempenho é uma das promotoras do evento Silvia Zorzanello, que em entrevista a Revista EVENTOS diz que na história do festival nunca ocorrerá uma comercialização tão repentina.
"Um fator chave é o fato da feira ser uma vitrine para os negócios.Nos vinte anos alcançamos credibilidade, o que contribui para que essa marca de vendas antecipadas fosse superada", destaca.
Segundo ela, outro fator preponderante é que a feira ampliou o leque internacional recebendo investidores do Uruguai, Argentina, Chile, República Dominicana, México e Equador. "Além de representantes dos países latinos teremos a vinda de 25 operadores europeus, latino americanos e asiáticos de países como: Espanha, Irlanda, Estados Unidos, China, Emirates".
As organizadoras Marta Rossi e Silvia Zarzanello esperam receber aproximadamente 12 mil visitantes, e ter 330 expositores um crescimento que equivale a 8% em relação ao ano anterior. Zarzanello menciona que este ano o festival terá a entrega de troféus aos Amigos do Festival, uma homenagem as empresas que participaram de todas as edições.
Durante o festival outros eventos paralelos acontecem: 6º Salão de Ecoturismo e Turismo Aventura; o 5º Salão de Tecnologia para a Indústria do Turismo; o 4º Salão de Turismo Rural; o 3º Salão de Turismo Saúde o 2º Salão de Turismo Místico, Religioso e Esotérico, e a novidade da edição- Salão do Turismo Cultural destacando o estado Bahia com suas múltiplas ações culturais.
Gaúchos influenciam negócios no festival
Enquanto o maior desejo dos brasileiros das classes A e B é comprar uma casa nos próximos 12 meses, no Rio Grande do Sul os representantes do topo da pirâmide econômica têm outra aspiração: uma viagem ao exterior.
Os dados são da pesquisa do Ibope realizada no segundo semestre de 2007 e atualizada em maio deste ano. Em nove regiões metropolitanas no sul do Brasil revelam que 6,81% dos entrevistados sonha em viajar para exterior, contra 6,35% que suspira pela casa própria
"Por termos uma influência européia, a tendência é que as pessoas priorizem muito as viagens. E esse sempre foi um forte argumento para a venda do evento, visto que grande parte do público que comparece no Festival de Gramado em busca de negócios atende exatamente ao público gaúcho", completa.
A pesquisa revela que no restante do país as prioridades se invertem: 9,26% dos brasileiros querem comprar uma casa nos próximos 12 meses, enquanto 8,94% sonha com uma viagem internacional.
Comentários