O fechamento do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, deve afetar em 60% o comércio e rede hoteleira local
Hoje, 9, acontece a apresentação da programação do 24° Festival de Inverno da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. O Festival acontece de 28 de junho a 5 de julho, e mesmo com o fechamento do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, os organizadores do festival de inverno esperam movimentar o setor hoteleiro da região.
Com o tema Chapada e o Sonho, o festival se propõe a investigar e discutir a vocação mística da cidade de Chapada dos Guimarães, tendo como ponto principal o famoso sonho profético do missionário Dom Bosco, datado de 1883.
A expectativa dos organizadores é que os os participantes conheçam outros pontos turísticos existentes na região e que estão abertos para visitação, além dos que compõem o Parque Nacional, interditado desde o dia 21 de abril de 2007, pelo desmoronamento de um bloco de arenito do paredão da cachoeira Véu de Noiva.
"Não tenho dúvidas que o festival vai incrementar o turismo já que, em função do fechamento do parque, a crise é generalizada",diz o presidente do Conselho Fiscal da Associação Comercial e Empresarial de Chapada, José Carlos Marinho.
De acordo com a secretária Municipal de Turismo, Cultura e Meio ambiente de Chapada dos Guimarães, Emyle Daltro Pellegrim, cerca de 150 mil pessoas são esperadas nos dias de realização do festival. "Estamos intensificando os atrativos e programação para atrair ainda mais o público", afirma”, afirmou.
Entre os destaques, Emyle Pellegrim cita os shows nacionais com Daniela Mercury, Cordel do Fogo Encantado, Dudu Nobre, Pitty e a dupla Mayck e Lyan. O 24° Festival será lançado na próxima terça-feira, no Palácio da Instrução, em Cuiabá.
Durante o evento será divulgada ainda a Rota W55 – O paraíso da América do Sul, que revela 55 atrativos turísticos num raio de 200 quilômetros, como os rios Claro, Peixes e Mutuca, Salgadeira, Portão do Inferno e a própria cidade.
A programação do festival inclui mostra cinema na escola, exposições de artes plásticas e fotográfica, artesanato, dança, teatro, apresentações folclóricas e lançamentos de livros.
(JA)

Comentários