Nesta terça-feira (30), acontece o 2º dia do Fórum Eventos 2024, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. A data foi cuidadosamente escolhida por ser comemorado, em 30 de abril, o Dia do Profissional de Eventos.
Sergio Junqueira Arantes, CEO do Grupo Conecta Eventos, e Diretor do Fórum, comentou sobre a escolha da data durante a abertura do evento: "Hoje é o dia do profissional de eventos. Indústria que representa 25 milhões de empregos e precisa ser respeitada. Que hoje, o senado nos ouça e aprove o PERSE", pede.
O primeiro painel da parte da manhã, intitulado 'Futuro da Primeira Fila: A moda digital apontando tendências para Eventos', trouxe a participação de Antonio Talarico, Co-founder Future Front Row; Karina Sato, CEO Grupo Sato Rahal; Ney Neto, Uplandme e Olivia Merquior, Co-Founder & Ceo + Image. O painel marcou a vinda de inovações e tendências futurísticas para o palco do Fórum Eventos 2024. Os painelistas utilizaram seu tempo para falar sobre suas experiências profissionais, e Talarico, inclusive, contou como nasceu a ideia do Future Of Front Row, o desfile holográfico que deixou a plenária do Fórum em total silêncio.
"Queríamos que a moda digital fosse importante. Queríamos que fosse exibida da mesma forma que tínhamos a moda física. A passarela normal teria uma grande presença de palco e queríamos ter moda digital no mesmo lugar que a física. Então usamos hologramas e demos um pouco de tangibilidade e fisicalidade a esses personagens digitais pairando nessa fase, para frente e para trás, mostrando roupas incríveis de 12 artistas de todo o mundo, e cada um trouxe 5 peças, depois 40 peças, e então nasceu", afirma. "É isso o que eu faço, faço acontecer. Eu faço o trabalho sujo para os artistas, faço-os florescer e influenciar a cultura", completa.
O segundo painel da manhã tratou de informar 'Como mensurar ROI em Congressos', com a participação de Rodolfo Costa, Líder de Eventos na Danone, que acredita que investir em congressos e feiras é necessário à todas as marcas que desejam ser conhecidas no mercado e reconhecidas por sua reputação.
Para Rodolfo, mensurar retorno é uma tarefa desafiadora, mas possivel. "A gente precisa mostrar um resultado, então planeje seu evento a apartir de um objetivo. O evento está mudando um ponteiro no resultado. Hoje o commodity mais caro, mas é informação, e a informação que tiramos dos nossos participantes é sempre valiosa. Para eu mensurar uma coisa mais financeira, posso levantar um resultado de quantos leads consegui tirar de um evento", afirma.
Os painéis da parte da manhã encerram-se com a primeira etapa do 'Seminário Prêmio Caio', onde personalidades ilustres apresentaram os melhores cases de eventos produzidos no Brasil e premiados em 2023, no Prêmio Caio, considerado o Oscar de Eventos no Brasil. O painel contou com a presença de Carol Olival, Full Sail University; Daniela Moriwaki, Renase; Fernanda Fernandes, Costa Brava Viagens e Eventos; Felipe Macedo, Alternativa F; Pedro Bianco, Dançar Marketing; Inês Knoblauch, Yo! Group e Ricardo Tavares, FTD Educação.
Felipe Macedo lidera entre os mais premiados dos painelistas desse seminário, com 89 jacarés. Ele cita a informação com orgulho: "Nós temos 89!". Assim como os outros painelistas, Felipe conta sobre os casos nos quais fez parte, em eventos desafiadores, com grandes plenárias e conteúdo forte e positivo.
Comentários