Com a participação de Antonio Talarico, Karina Sato, Ney Neto e Olivia Merquior, com o painel "O Futuro da Primeira Fila: A moda digital apontando tendências para eventos", o Fórum Eventos 2024 trará inovações e tendências futurísticas e convida os participantes a “saírem da caixa” através da realidade expandida, holografias e inteligência artificial.
Future of Front Row (Futuro da Primeira Fila), é o primeiro desfile de moda holográfico do mundo, um verdadeiro show de cores e projeções holográficas, e no Fórum Eventos, conheceremos seu fundador, Antonio Talarico, que trará alguns looks utilizado pelos avatares na passarela, exibidos como holografias tridimensionais, e demonstrando a tendência de convergência real e virtual para as passarelas e desfiles de moda.
Future of Front Row, que já ocorreu em Amsterdam e Paris Fahion Week, trará o avatar da Organização Mundial da Saúde (OMS), chamado “Florence”, que falará sobre importantes temas, como a saúde mental e no trabalho. Será a primeira vez que “Florence” se apresentará num desfile ao vivo, no mundo. Sem frases prontas, criará a semântica em tempo real, a depender do estímulo de quem a entrevista, reagindo com empatia e expressões. Dividirão o palco com “Florence” a jornalista de moda e fundadora do Brazil Immersive Fashion Week – evento tendência em trend setter -, Olivia Merquior, e Karina Sato, ambas referências no segmento fashion.
Em outro momento do Fórum Eventos, será possível participar de experiências imersivas e interativas por meio da tecnologia HADO, um esporte de alto impacto que vem minimizando a rejeição da tecnologia imersiva e promovendo experiências para team Building, visando melhorar e incentivar as relações sociais por meio do esporte eletrônico. “Já foram executados testes de partidas remotas intercontinental, mostrando as possibilidades de transpor pessoas de um ambiente para outro, de uma quadra para outra. Por ser algo muito novo e vanguardista, há poucas experiências para team building com o diferencial de experimentação da tecnologia imersiva, muito voltado para as questões educacionais e voltadas aos esportes”, ressalta Juliano Kimura, futurista e palestrante em inovação, sócio da Trianons e representante da HADO no Brasil.
A Edição prevê palestras sobre oportunidades e tendências da holografia, além de experimentação da tecnologia imersiva HADO, afinal, são a moda do futuro e o esporte eletrônico trazendo experiências para team building.
Hologramas e eventos
Os hologramas podem ser usados para realizar apresentações e conferências que pareçam ter o palestrante ou artistas presentes fisicamente no palco, mesmo que estejam do outro lado do mundo. A técnica não é nova - em Las Vegas já é possível assistir ao show holográfico de Whitney Houston ou da banda Abba, por exemplo. A produção desses conteúdos digitais é que está alcançando novos patamares impulsionados pelas tecnologias atuais, que evoluíram muito.
“A lendária banda de rock KISS utilizou sensores de captura para gravar os membros da banda em turnê para produzir imagens em avatares hiper-realistas dos músicos em cena, que farão parte do show holográfico do KISS. Essa tecnologia permitirá à banda tocar para seus fãs mesmo depois que parar as atividades. Nos próximos anos, teremos cada vez mais shows, exposições, desfiles, esportes, evoluindo a técnica a cada dia, além, das big techs produzindo seus óculos e outros dispositivos de realidade expandida”, destaca Ney Neto, Head America Latina do Upland (uma empresa do Vale do Silício) e sócio da BiobotsTec.
“Os eventos precisam se preparar para estar à frente dessa experiência de usuário com realidade mista em ambientes sobrepostos, onde existe um estande, mas, também há uma camada virtual que é vista através da tecnologia. Nos eventos presenciais hoje vemos pouco essa integração real versus virtual, mas a tendência é que essas experiências sejam cada vez mais intuitivas”, enfatiza Juliano Kimura.
Realidade expandida e eventos
O HADO, que também utiliza a realidade mista, é apontado como o esporte eletrônico do futuro. A prática tem crescido especialmente na Ásia, onde as escolas têm adotado a tecnologia para a formação de seus estudantes, como uma excelente oportunidade de ter um primeiro contato com a internet imersiva, tendência global no qual toda a internet vai mudar para ser uma internet "espacial".
“Nós nos acostumamos a pensar nos gamers como os nerds que ficam muitas horas à frente do computador, mas a realidade mista permite esportes interativos aliados com a movimentação de esportes tradicionais. Essa internet imersiva chega a ser agressiva para novos usuários, visto que é um ambiente pouco amigável para a maioria das gerações. Por várias razões, as pessoas não se sentem à vontade ou possuem algum tipo de labirintite e projetos como HADO podem tornar o processo de adoção mais amigável e menos traumático”, conta Ney Neto.
Neto ainda relata que um contraponto são os eventos virtuais, que ao contrário do que muitos pensam, não pararam de evoluir após a pandemia. Algumas experiências são surpreendentes e têm acontecido nos games e metaversos. “Vemos shows, festivais e lançamentos de novas músicas de estrelas globais, como o cantor Eminem, que lançou seu novo clipe dentro do Fortnite para mais de 12 milhões de pessoas. A cada dia mais marcas têm procurado se posicionar nesses ambientes imersivos. Podemos comentar o fenômeno do Roblox, que recebe mais de 60 milhões de usuários ativos diariamente; a rede Hilton, com um programa de lealdade muito conhecido, chamado Honors, que recentemente lançou uma experiência dentro dessa plataforma ao lado da Paris Hilton. Já pensando no caminho do presencial para o virtual, vemos a NBA e a Fórmula 1 fazerem testes impressionantes onde é possível acompanhar as jogadas e momentos em diversos ângulos, utilizando realidade aumentada, além da possibilidade de assistir ao jogo de posições estratégicas da quadra. Segundo o radar de adoção de tecnologias exponenciais do Gartner Inc., estamos falando em uma janela de 6 a 8 anos para adoção dessas modalidades ‘figitais’", finaliza Ney.
Além das apresentações da Quadra HADO e da prévia do Desfile Holográfico, o Fórum Eventos também contará com a programação de outras palestras, seminários, painéis e noite de autógrafos, nos dias 29 e 30 de abril, em São Paulo.
Serviço
Fórum Eventos 2024
Quando: 29 e 30 de abril de 2024
Onde: Tokio Marine Hall - R. Bragança Paulista, 1281 - Várzea de Baixo, São Paulo/SP
Inscrições: www.forumeventos.net
Participam do Fórum Eventos 2024 os seguintes apoiadores: o patrocinador master Tokio Marine Hall; os patrocinadores Gold: Gl Events, PromPeru e Tauá Hotéis; os patrocinadores Silver: Descomplica, Expo Center Norte, Facedoor e Visit Iguassu; os patrocinadores Bronze: Blue Tree Hotels, BOP Comunicação Integrada, Copastur, Costão do Santinho Resort, Hotel Jequitimar, Royal Palm Plaza Resorts, Surpresa Tem Hora e Wish Hotels e Resorts, e os parceiros: Bueno Arquitetura Cenográfica, Diviprint, Expo Telecom, Fast Charge, Game Ambulância, Grupo SNE, Mitte, Novotel, Pacotes & Passagens, Polly Feiras e Eventos, Song 4, Sympla, Vivace Cenografia e Yazo. E conta com o apoio institucional da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo, do Sistema CNC e do Visit São Paulo. Compõe ainda o ecossistema do Grupo Conecta Eventos, o Programa Hosted Buyer: Ceo Council e Evento Único by Roberta Nonis, Portal Eventos, Revista Eventos e Prêmio Caio, a Mensagem Eventos e a Be on Press.
Comentários