Até o dia 20 de agosto, Foz do Iguaçu, Paraná, recebe o 3º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (FISPGHAN) e organizado pela Sociedade Latino-americana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (LASPGHAN). O comitê executivo anfitrião do congresso é liderado pelo médico brasileiro Ulysses Fagundes-Neto.
Ulysses Fagundes-Neto destaca que o congresso recebeu 1.023 trabalhos científicos. Segundo ele, 2.700 participantes, incluindo 90 acompanhantes de 90 países estão presentes. Todos os continentes estão representados. Conta ainda com cerca de 300 pessoas que trabalham no evento. O evento está repleto de atividades. São 34 simpósios científicos e cinco reuniões plenárias patrocinados por empresas privadas.
O slogan do Congresso Mundial é Ciência, família lazer e ecologia. Esse slogan foi responsável pela escolha de Foz do Iguaçu. "Esperamos que todos possam equilibrar o tempo em Foz do Iguaçu entre as muitas atividades, apreciando a boa ciência que os membros das diferentes sociedades cientificas estão trazendo e também desfrutem da companhia da família, amigos e da natureza. Esperamos que todos vejam e desfrutem as Cataratas do Iguaçu e as maravilhas do entorno", diz o presidente do Comitê Científico, Ricardo Uauy.
A abertura oficial do evento aconteceu no último dia 17 de agosto, no Mabu Thermas & Resort com o grupo artísitco Meninos do Morumbi, grupo da comunidade carente de Higianópolis de São Paulo. Porém, no dia (16) foram realizados cursos no pré-congresso latino-americanos, evento que faz parte do Congresso Mundial da Sessão Latino-americana de organizações de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pedriática. A principal característica foi a multiprofissionalismo. Por exemplo, o curso sobre obesidade infanto-juvenil foi moderado por um médico, um psicólogo e um nutricionista.
Número e infra-estrutura do congresso
A feira do 3° Congresso Mundial de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica conta com 90 stands de 18 diferentes empresas multinacionais. Empresas presentes: Nestlé, Sandhill, Bedfont, Ferrer, Danone, BioGaia, Merck, Mead Johnson, AniBiotech, Mundialtech
A organização da feira ficou por conta da Idealiza Eventos, empresa de Curitiba que trouxe um estafe de aproximadamente 300 pessoas para trabalhar na recepção, organização, som, imagens, fotografia, internet e tradução simultânea.
Além dessa estrutura física e humana, vários hotéis de diferentes categorias de Foz do Iguaçu estão ocupados pelos congressistas do mundo inteiro, além de dois hotéis em Puerto Iguazu/Argentina. Uma frota de 30 ônibus faz o transporte das pessoas dos hotéis onde estão hospedados para os hotéis Bourbon e Mabu, onde acontece o Congresso, além de levar os congressistas para conhecer os atrativos turísticos do Destino Iguaçu.
(JA)
Comentários