Fundação CTI Nordeste desenvolve projeto de municipalização do turismo

A Fundação CTI Nordeste, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), está desenvolvendo projeto de desenvolvimento turístico de 13 municípios de Pernambuco, pertencentes às regiões do Araripe e Moxotó. A ideia é incrementar o turismo do estado e impulsionar a economia local, com geração de emprego e renda. O projeto está sendo desenvolvido nos municípios de Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari, Sertânia, Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

 

O projeto de desenvolvimento do turismo está sendo executado pelo Instituto de Administração e Tecnologia - ADM&TEC, com larga experiência em serviços na área de turismo. O ADM&TEC está realizando todo o trabalho de campo, visitando os municípios, o que inclui verificar as potencialidades turísticas de cada município, identificar os atrativos turísticos, levantar o perfil do turista que visita essas cidades, os motivos que levam os turistas a visitarem esses município e definir, a partir das potencialidades identificadas, produtos e roteiros turísticos da região.

 

A partir do resultado do trabalho, a Fundação CTI Nordeste pretende incluir os municípios da região no programa Roteiros do Brasil. Os municípios escolhidos têm perfis diferenciados, apesar de serem todos sertanejos e, por isso, distantes da capital pernambucana e com menor acesso de turistas. A municipalização do turismo e a inclusão em rotas que agreguem mais de um município de uma mesma região são possibilidades futuras como forma de desenvolvimento local.  Trata-se de um projeto piloto que poderá ser replicado em outros estados nordestinos, área de atuação da fundação.

 

 

                                                                          

(VB)