GL Events entrega Distrito Anhembi à cidade de São Paulo

Reformado, Distrito Anhembi é batizado em homenagem a Bruno Covas. Encontro com autoridades e representantes do trade ocorreu na manhã de quarta-feira (26), marcando a reinauguração do equipamento que coloca o futuro dos eventos no coração de São Paulo.

À esquerda, o presidente da SPTuris, Gustavo Pires, ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. a direita Milena Palumbo, diretora GL Events

A reinauguração do Distrito Anhembi foi marcada por um coletiva de imprensa com autoridades e representantes do trade na manhã dessa quarta-feira (26). Reformado e modernizado, o equipamento já possui 60 eventos confirmados para o segundo semestre de 2024. 

Com capacidade para até dez eventos simultâneos, o Distrito Anhembi promete movimentar cerca de R$ 5 bilhões por ano na economia de São Paulo. A reinauguração do complexo foi marcada por uma coletiva de imprensa com a presença de autoridades municipais, como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e a CEO da empresa no Brasil, Milena Palumbo.

Imagem aérea do Distrito Anhembi

Rodolfo Andrade, diretor geral da GL events, afirma: "É um espaço icônico, em uma cidade icônica, na capital dos eventos na América Latina. A união desses dois gigantes faz com que estejamos aqui, todos engajados, para que tudo ocorra a partir daqui da melhor forma possível. Foram 15 meses intensos de obras para que pudéssemos transformar o Anhembi para os próximos 30 ou 50 anos". 

Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo, por sua vez, falou sobre o investimento da GL events, e, também, sobre o futuro da cidade de São Paulo após a reinauguração do equipamento: "620 milhões nesses 15 meses serão 1,5 bilhão de reais em investimento total da GL events no Anhembi, que vai tornar o equipamento mais atrativo, competitivo, para que possa ter aqui os congresso, as convenções, as exposições e São Paulo tem muito potencial para isso. Isso repercute em geração de emprego, renda, de receita para a cidade e 12,5% do faturamento da GL será revertido à prefeitura de São Paulo", pontua. "A capacidade da cidade em atrair investidores, congressos, eventos, é muito grande e aí você tem o giro da economia positiva ampliando a sua receita e investindo esses recursos nas áreas, principalmente sociais e de infraestrutura da cidade", conclui. 

A transformação do antigo Anhembi possibilitará que ele, sob a gestão da GL events, passe a ser, mais uma vez, o principal complexo de eventos e entretenimento da América Latina - e um dos mais importantes do mundo, como explica, exclusivamente, Milena Palumbo: "Nós já partimos de um grande benefício que é o conhecimento do próprio Anhembi. Ele já era um equipamento extremamente icônico para o mercado de eventos, então já existia uma demanda enorme por conta desse equipamento", conta. 

"Com essa reinauguração e com o fato de a gente possuir o expertise da GL events, temos em 26 países essa presença e a gente tem uma rede corporativa que coloca esse produto lá fora. Então a gente tem uma pessoa dedicada ao mercado associativo, vendendo e captando eventos internacionais lá fora via nossa matriz. Então além disso, essa é uma frente para captação de congressos e a gente tem diretorias dedicadas. Aplicadas a desenvolvimento de feiras, obviamente as feiras de calendário, mais a prospecção de novas feiras também. E eu acredito muito no melhor produto para o melhor cliente. Neste ano, vamos receber cerca de 80 eventos e a previsão para o ano que vem são 120 eventos já definidos no nosso calendário", completa. 

Homenagem Bruno Covas

Em homenagem ao prefeito Bruno Covas, falecido em 2021, o Distrito Anhembi, foi batizado com o nome de Centro de Eventos Internacional Prefeito Bruno Covas. A expectativa é de que o Distrito Anhembi se consolide como importante propulsor para a economia de São Paulo, movimentando cerca de R$ 5 bilhões por ano na cidade a partir do ano que vem.

Entrada do Pavilhão no Distrito Anhembi.


CONHEÇA O NOVO ANHEMBI

Centro de Convenções

Comportará grandes congressos nacionais e internacionais, com capacidade para abrigar um público entre 5 mil e 10 mil pessoas.

O local foi ampliado de quatro para 24 salas, com a construção de um novo hall modular de 9 mil m², qualificado para receber até 20 mil visitantes.

Praça Central

A nova Praça Central conta com espaços cobertos e ao ar livre, restaurante com capacidade para 700 pessoas e um hall de conexão direta entre o Centro de Convenções e os Pavilhões de Exposições.

Auditório Celso Furtado - Melhorias na iluminação, acústica, climatização, revestimento e segurança fizeram parte da revitalização desse auditório que recuperou também mais de 2.500 poltronas desenhadas pelo arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, com assentos e encostos revestidos em couro ecológico e balancins que permitem movimentos de avanço e recuo.

Foram instalados iluminação de LED, novos camarins, carpetes, ar-condicionado, detectores de fumaça e sistema de proteção contra incêndio. Já a famosa cúpula do imóvel foi preservada e o terraço externo foi ampliado, oferecendo agora um terraço totalmente funcional para a realização de diversos tipos de ações.

A acústica do teatro teve o projeto de modernização elaborado pelo engenheiro Alexandre Sresnewsky, filho do autor do projeto original.

Cinco pavilhões 

No local de exposições e grandes feiras, onde existiam dois pavilhões, agora são cinco e com capacidade para receber eventos simultâneos.

Esta área será concluída com parte da estrutura original preservada e restaurada, em uma marquise com 7,2 mil m² e diversos pontos de alimentação, além de fachada ativa e complementar para os eventos.

O acesso do público ao Pavilhão de Exposições será exclusivo com espaços mais amplos, cobertos e proporcionará maior interação e convivência para os visitantes.