Ginha Nader: sorriso Mágico em um Mundo Real de Pura Fantasia

O mundo e o turismo perderam Ginha Nader, um sorriso aberto e carinhoso estava disponível sempre para todos que cruzavam seu caminho. Mas quando o tema versava sobre sua grande paixão, a Disney, era impressionante como ele se alargava e magicamente nos envolvia.

Tia Ginha
Ginha Nader, um sorriso aberto e carinhoso estava disponível sempre para todos que cruzavam seu caminho. Mas quando o tema versava sobre sua grande paixão, a Disney, era impressionante como ele se alargava e magicamente nos envolvia.

Angela Nader Sarquis, ou melhor, a Ginha Nader era considerada a maior especialista no Brasil e de toda a América Latina sobre o universo Disney, tanto da vida e obra de seu criador, quanto sobre a cultura empresarial da companhia.

Todo esse conhecimento e contínuo estudo foi gerado, a partir de um momento de muita dor em sua vida: o óbito de seu marido, Nicolau, em 1967.

Com 27 anos e mãe de 03 filhos, a carioca Ginha Nader teve que se reerguer e buscar meios de sobreviver frente a uma mudança brusca em sua trajetória. Tudo começa com sua sensibilidade em ouvir, uma voz espiritual, lhe orientando em ir para a Disney, até então, existente, somente em Anaheim, Califórnia.

Com recursos mínimos, Ginha Nader, se prontifica em estudar e busca em todos os canais disponíveis informações precisas sobre o parque e a história da Disney. Orientada por um proprietário de uma agência de viagens a formar grupos, e assim conseguir realizar seu desejo de ir à Disney com seus filhos, ela começou um árduo trabalho, que logo rendeu frutos: o primeiro grupo que montou tinha apenas cinco passageiros, o segundo dezoito, e logo no terceiro grupo montado viajaram 150 passageiros. Logo, a repercussão foi enorme, e muitos já a procuraram para desfrutar de seus serviços, regados com muito carisma e zelo.

Assim, tornou-se guia na base do susto, como ela dizia e depois, em 1982, outra guinada ocorreu: participou de um concurso, no Show sem Limites, da antiga TVS, hoje SBT, respondendo perguntas sobre a Disney em um programa televisivo de muito sucesso na época, apresentado por J. Silvestre.

O programa consistia em gincanas entre artistas e um quadro onde era focalizada uma personalidade, para contar sua vida e rever antigos companheiros e familiares, uma espécie de "Arquivo Confidencial" anos depois divulgado por Faustão. Mas o quadro mais esperado do programa era o da sabatina, com um candidato respondendo sobre um personagem ou marco histórico específico.

Foram seis meses de programas com sua participação nesse quadro, no qual a cada semana Ginha Nader era indagada sobre a vida e obra de Walt Disney e, ao final, se consagrou campeã respondendo com precisão e muita simpatia todas as perguntas. Com o prêmio que recebeu, demonstrou mais uma vez seu coração de ouro e levou 11 crianças carentes para viverem uma experiência inesquecível no mundo mágico da Disney, em Orlando.

Como empreendedora, abriu sua própria agência, a Tia Ginha e levou milhares de pessoas à Disney. Posteriormente, tornou-se palestrante, responsável por inúmeros treinamentos em todo o Brasil. Ainda na década de 80, Ginha Nader também criou o primeiro curso de Promotores de Vendas e Guias de Orlando para os agentes de viagens do Brasil, atividade que veio a se tornar uma referência para todos os profissionais do turismo.

Frente a todo esse know how acumulado, surgiu, então, o projeto para organizar livros sobre a temática Disney. E nesse acervo estão inclusos os seguintes títulos: A Trilogia Walt Disney Um século de Sonho, O Guia dos guias de Orlando, Walt Disney Prazer em Conhecê-lo e A Magia do Império Disney.

Esse último é considerado o seu livro mais completo e de maior sucesso com inúmeras edições, não só focado em questões operacionais do mercado turístico, mas, da história como o desenvolvimento de uma cultura baseada na experiência, com valores nítidos e inegociáveis, chegou no patamar de um verdadeiro império.

O livro aborda toda a história da construção da empresa norte-americana, desde a infância do seu criador Walt Disney até os acontecimentos dos dias de hoje no negócio, pois há versões atualizadas da obra.

Dividido em cinco capítulos, o texto inclui a maravilhosa jornada do homem Walter Elias Disney, a gestão empresarial de sua empresa, o grupo Walt Disney Company, os segredos de seu modelo de excelência e qualidade e finalmente a descrição completa dos parques do Walt Disney World Resort de Orlando, na Flórida.

Por ter feito tanto, Ginha Nader está na calçada da fama do Walt Disney World, em Orlando. É a única brasileira com esse mérito. Mais que merecido!

Ginha Nader participou de vários treinamentos na Walt Disney Company e ampliou seu conhecimento no ambiente corporativo durante mais de cinco décadas de vivência e pesquisa sobre o tema. Uma enciclopédia ambulante, ou melhor, na linguagem contemporânea, um hardware cheio de informações, que sempre estava disponível a dividir com as pessoas. Seu acervo pessoal é digno de Livro dos Recordes: ela possui muito mais de 1.000 títulos sobre a Disney.

Particularmente, toda a biblioteca de Ginha Nader foi essencial para o desenvolvimento de minha dissertação de mestrado em 2004/2006, intitulada A Valorização do Capital Humano nos Eventos Corporativos organizados pelos Princípios da Gestão Disney – Sonhar, Acreditar, Ousar e Fazer.

De imediato fui acolhida por email e depois por telefone... marcamos um encontro e depois outros mais vieram... quanta alegria, quanto regojizo.

Ela de uma generosidade ímpar me recebeu em seu lar e com entusiasmo dividiu seu vasto conhecimento sobre a Walt Disney, objeto foco de meu trabalho.

Nunca perdeu a humildade e a força de seguir em frente, mesmo enfrentando adversidades físicas, fazia questão de estar presente nos eventos e sempre era recebida com muito afeto. Ela foi a prova real que se você pode sonhar você pode realizar, lema cunhado pelo próprio Disney.

Ontem, no dia do Mestre, do Professor, ela partiu para outra dimensão espiritual... não foi casualidade... Certamente, estará junto com Walt Disney em um parque no qual os sonhos não existem, pois já são realidade. Mas, mesmo assim, continuará com seu sorriso que foi estopim para tantos outros surgirem.

Ginha, você foi luz absoluta e agora, sua centelha estará ainda mais plena! Em cada agente de viagens que trabalha com o destino Disney e/ou tem algum interesse por esse império do entretenimento, você estará sempre viva!