A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) culpou ontem (7) as empresas Gol/Varig e Webjet pelo aumento do índice de atraso de voos, que em dezembro chegou a 22%.
A média de atraso nas partidas em 2008 ficou em 17,5%, diz a agência. As chuvas foram o segundo fator citado pela Anac para justificar a piora em dezembro.
Desde o início dos atrasos nos aeroportos, pouco antes do Natal, a Anac apontou a Gol/Varig como a principal responsável pelos voos fora do horário previsto. Chegou a anunciar multa para a companhia e estabeleceu prazo para que a empresa regularizasse o tempo de atendimento, sob a ameaça de cancelamento de voos e suspensão de novas autorizações.
Questionada ontem pela Folha, a agência preferiu não comentar especificamente os resultados da Operação Feliz Natal 2009.
A Gol informou que trabalha incansavelmente para regularizar o horário dos voos. A Webjet, que tem no aeroporto de Confins (MG) um dos principais pontos de escalas e conexões, disse que as chuvas no Estado provocaram atrasos em decolagens e até a impossibilidade de pousos na cidade, com efeito cascata.
(JA)
Comentários