Ao abrir oficialmente os portões da 36ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã deste sábado (24), o governador Tarso Genro afirmou que o Rio Grande do Sul "superou as dicotomias artificiais", de fundo político, em relação à produção e, hoje, realiza um trabalho cooperativo e responsável para colocar o estado num outro patamar. "Os reflexos da Expointer não se dão apenas no Brasil mas no exterior", garantiu.
Segundo ele, a moeda alimentar e a agregação de valor compõem um conjunto que está profundamente representado na Expointer. Tarso lembrou a estiagem do ano anterior, mas disse que os produtores se mantiveram no campo e puderam recuperar a produtividade.
Conforme Tarso, esta edição da Expointer, a terceira da sua gestão, superou as edições anteriores. Ele elogiou o trabalho dos secretários da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e do Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, representando as políticas do Estado para o agronegócio e a agricultura familiar.
Após a abertura oficial dos portões do Parque, no Pavilhão Internacional, o governador visitou uma série de estandes de expositores, desde fabricantes de produtos para o agronegócio até os pequenos produtores. Além de cumprimentar os participantes do Pavilhão da Agricultura Familiar, com uma parada no estande da Via Campesina e da Arte Charrua, Tarso esteve no lançamento de um novo modelo de trator da empresa Stara, de Não-Me-Toque.
Comentários